Voltar para lista de notícias

29º aniversário da Lei de Cotas é celebrado com ações em empregabilidade e capacitação

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência anuncia o lançamento dos Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEIs) Humaitá e Barra Funda

julho - 2020

Nesta sexta-feira, 24 de Julho, é comemorado o 29º aniversário da Lei de Cotas (Lei nº 8213/91). Em celebração a data, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, anuncia o lançamento dos Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEIs) Humaitá e Barra Funda, além de cursos de ensino à distância (EAD) para pessoas com deficiência, visando cada vez mais a independência e a autonomia desse público.

“É preciso entender que a pessoa com deficiência, antes de mais nada é uma pessoa, sujeito de direito e assim temos que garantir oportunidades iguais e espaços para todos. Este é o trabalho do Governo do Estado de São Paulo”, ressalta a secretária de Estado, Célia Leão.

A Lei nº 8213 de 1991, conhecida como Lei de Cotas, é fruto da luta na inclusão profissional. Ela defende e prevê que empresas com 100 ou mais funcionários tenham entre 2% e 5% de funcionários com deficiência, dependendo da quantidade de pessoas dentro do quadro de empregados.

“Uma Luta contínua de 29 anos e de reconhecimento ao esforço de muitos. A Lei de Cotas vem impor e conscientizar o mercado de trabalho para todos, tendo a autonomia financeira como um mecanismo forte à inclusão das pessoas com deficiência”, afirma Célia Leão, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Empregabilidade

Os Polos de Empregabilidade Inclusivos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, fazem parte do programa Meu Emprego Trabalho Inclusivo, ação intersecretarial em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que visa a entrada, inclusão e permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho através do emprego apoiado. Neles são realizadas entrevistas, acompanhamento do candidato – mesmo após inserção no mercado de trabalho -, orientações para o departamento de recursos humanos, palestras de sensibilização e avaliação de acessibilidade.

Além das unidades Imigrantes e Boa Vista, serão abertas mais 2 unidades, na estação da CPTM Barra Funda e no Jardim Humaitá, localizado na Rua Galileo Emendabili, 99. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, os Polos de Empregabilidade Inclusivos receberam uma especialização para o atendimento on-line.

Os interessados podem acessar o site: http://www.trabalhoinclusivo.com.br/

Capacitação

Para que as pessoas com deficiência entrem no mercado de trabalho de forma qualificada, a SEDPcD, via Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) em parceria com o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Humaitá (SRLM Humaitá), oferece os cursos de ensino à distância para capacitação, que fazem parte da ação de inclusão digital da pessoa com deficiência.

As pessoas com deficiência interessadas, poderão se matricular nos cursos de: Alfabetização Digital, Digitação, Redes Sociais e Tecnologia Assistiva voltada para pessoas com deficiência visual. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/2WwSWzd .