Araçatuba recebe lançamento regional do Programa “TODAS in-Rede”

Parceria entre a pasta e o município foi realizada em live acessível. Com a adesão ao programa, Araçatuba recebe vagas para cursos de capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher, para o curso de libras EaD, entre outras ações

setembro - 2020

Nesta quinta (24), a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa TODAS in-Rede no município de Araçatuba. A prefeitura do município e a pasta firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções por meio de live transmitida nas redes sociais do InclusãoSP.

A live, acessível com intérprete de libras e legendas, contou com mais de 100 expectadores. Além da Secretária Célia Leão, participaram do evento online a Secretária Municipal de Assistência Social de Araçatuba, Suzeli de Oliveira, representando a Prefeitura de Araçatuba, o Diretor do Departamento de Proteção Especial, Edson Neves, a Delegada da Delegacia de Defesa da Mulher, Dra. Luciana Pistori, a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Dra. Jamila Ferrari e a intérprete de libras Nara Oliveira.

Durante o evento, a Secretária Célia Leão apresentou o programa para todos os presentes e sua importância. “Nós precisamos dar atenção às mulheres com deficiência, sejam adultas, jovens ou crianças. É um pedido do Governador João Doria, levar as políticas públicas a quem precisa e é isso que estamos fazendo, hoje em Araçatuba”, disse a Secretária.

Junto com a adesão ao programa, o município recebe vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Araçatuba para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e o Curso de Libras de ensino à distância (EaD), além de divulgar no município as campanhas educativas do TODAS in-Rede.

“É com muita alegria que recebemos este programa em nossa cidade e ficamos felizes em dar esse auxílio para essas mulheres com deficiência por meio desse programa do Governo de São Paulo.” Afirmou a Secretária Municipal Suzeli.

TODAS in-Rede

O programa TODAS in-Rede, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados do IBGE 2010, em São Paulo existem mais de 1.700.000 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, no ano passado, 2019, foram registrados mais de 4 mil boletins de ocorrência, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de SP.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site (https://www.todasinrede.sp.gov.br).

Para assistir a transmissão, acesse: https://www.facebook.com/InclusaoSP/videos/.