Você está em: Home > Institucional > Gabinetes > Conheça a Secretária
Conheça a Secretária
Conheça a Secretária

Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella

Clique aqui para assistir ao vídeo.

Médica fisiatra, é Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência desde março de 2008, quando a pasta foi criada pelo então governador José Serra e, em 2010, mantida no cargo por Geraldo Alckmin.

Ela foi fundadora do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD) e participante ativa da luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, responsável por conduzir as práticas para a inclusão das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo, com ações como a implantação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro (que atualmente conta com 16 unidades em funcionamento no Estado), o incentivo ao paradesporto com a criação do Time São Paulo Paralímpico (seleção composta por 34 atletas de elite de 9 modalidades) e a idealização do Centro Paraolímpico Brasileiro, que será referência internacional em treinamento e avaliação dos paratletas, sendo um entre os quatro existentes no mundo.

Na gestão da Dra. Linamara também foi criado o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência, que implantou a primeira delegacia para pessoas com deficiência do país; e o Programa Estadual de Atendimento às Pessoas com Deficiência Intelectual, além do Projeto MODEM (Monitoramento da Inserção das Pessoas com Deficiências no Mercado de Trabalho), o qual alcançou plenamente os objetivos inicialmente propostos, estabelecendo como alvo a Premiação "As Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência".
 
TRAJETÓRIA COMO MÉDICA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA

Dra. Linamara foi a primeira médica a ter o título de Doutora em Fisiatria pela USP e a primeira Livre Docente em Fisiatria pela Universidade de São Paulo.  Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Sua permanente busca pelo desenvolvimento científico viabilizou a publicação de 210 artigos em periódicos internacionais de seletiva política editorial, 10 livros publicados e a participação em 50 capítulos de livros nacionais e internacionais. Participou ativamente da criação das políticas de Saúde e Reabilitação para as pessoas com deficiência, estimadas hoje em cerca de 45 milhões em todo o país. Entre outras conquistas, implementou o sistema integral e interdisciplinar de assistência às pessoas com deficiência no HC FMUSP, sistema este que se tornou, a partir de 2001, o padrão para as Redes de Reabilitação normatizadas pelo Ministério da Saúde para Assistência as Deficiências Físicas incapacitantes.   
 
Linamara Rizzo Battistella também é Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o primeiro instituto no Brasil a receber o selo internacional de qualidade concedido pela certificadora CARF.
 

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo