ARTIGOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Nesse espaço, estão dispostas as publicações referentes à pasta da pessoa com deficiência. Esses documentos são de grande relevância para o conhecimento e para a conscientização sobre os assuntos mais recentes e que permeiam esse meio. Eles estão classificados pelos seguintes temas: TRANSPORTE, TECNOLOGIA ASSISTIVA, ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL, ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA, ACESSIBILIDADE DIGITAL, SAÚDE E REABILITAÇÃO, EDUCAÇÃO, SERVIÇOS PÚBLICOS E EQUIPAMENTOS SOCIAIS, DIREITOS, PARADESPORTO E EMPREGABILIDADE.

 

______________________

TRANSPORTE

A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO E DA ACESSIBILIDADE COMO MEIOS DE ACESSO A DIREITOS DE CIDADANIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O CASO DOS CADEIRANTES DE FRANCA-SP

MOBILIDADE, ACESSIBILIDADE E DESIGN: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE DOS IDOSOS NO TRANSPORTE COLETIVO URBANO EM RIO CLARO – SP

LUGAR DE CADEIRANTE É EM CASA? MOBILIDADE, ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO E O ESPAÇO DA DIFERENÇA EM SÃO LUÍS

O TRANSPORTE URBANO E A CIRCULAÇÃO NA ABORDAGEM ESPACIAL: ANÁLISE DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO DA REGIÃO DO ABCD, GRANDE SÃO PAULO

TRANSPORTE PÚBLICO METROPOLITANO NAS REGIÕES METROPOLITANAS DE LONDRINA E MARINGÁ SOB A ÓTICA DA MOBILIDADE ESPACIAL

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE DOS IDOSOS NO TRANSPORTE COLETIVO URBANO EM RIO CLARO – SP

BRASIL ACESSÍVEL – PROGRAMA BRASILEIRO DE ACESSIBILIDADE URBANA – IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE TRANSPORTE ACESSÍVEIS

O TRANSPORTE URBANO E A CIRCULAÇÃO NA ABORDAGEM ESPACIAL: ANÁLISE DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO DA REGIÃO DO ABCD, GRANDE SÃO PAULO

 

___________________________

TECNOLOGIA ASSISTIVA

USO DA LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA NA BUSCA DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: A PERSPECTIVA DOS DEFICIENTES VISUAIS

TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

POLÍTICA DE INDEXAÇÃO EM BIBLIOTECAS DESTINADAS ÀS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS DEFICIENTES VISUAIS

TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONCEPÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE UMA PLATAFORMA
DE ACESSIBILIDADE DO TIPO PLANO INCLINADO PARA
PESSOAS USUÁRIAS DE CADEIRA DE RODAS

BANCADA PERSONALIZADA PARA USO DE MICROSCÓPIO ÓPTICO POR ALUNOS CADEIRANTES

ESTUDO DA USABILIDADE DE SOFTWARE TELEMÁTICO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS COM INTERFACE HÁPTICA E ACÚSTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS

 

___________________________

ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL

PARA ALÉM DO OLHAR: CARTOGRAFIA TÁTIL E TURISMO INCLUSIVO NAS ESTÂNCIAS TURÍSTICAS DE BARRA BONITA E IGARAÇU DO TIETÊ – SP

O JORNALISMO ECONÔMICO POR MEIO DA IMPRENSA ALTERNATIVA: BUNDAS E A ACESSIBILIDADE DA INFORMAÇÃO

RELAÇÕES ENTRE O PERFIL COMUNICATIVO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE ASPENGER E ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES

AUDIODESCRIÇÃO: UM RECURSO DE ACESSIBILIDADE NA TELEVISÃO DIGITAL

AUDIODESCRIÇÃO E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNESP

APLICABILIDADE DA AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE NA TELEVISÃO DIGITAL

PROCEDIMENTOS PARA DESCRIÇÃO DE FIGURAS EM TEXTO IMPRESSO VISANDO A ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS CEGAS: UM ESTUDO A PARTIR DE UM LIVRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

 

___________________________

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA

UM ESTUDO SOBRE A ACESSIBILIDADE FÍSICA EM NOVE ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA CIDADE DO INTERIOR PAULISTA

TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO EM PRESIDENTE PRUDENTE/SP: PLANEJAMENTO, MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE NO CONSUMO DO ESPAÇO URBANO

PERCURSOS URBANOS: MOBILIDADE ESPACIAL, ACESSIBILIDADE E O DIREITO À CIDADE

INTERAÇÕES ESPACIAIS E SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO: UMA ABORDAGEM PARA BAURU, MARÍLIA E PRESIDENTE PRUDENTE

SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM CIDADES MÉDIAS: DIFERENÇAS OU SEMELHANÇAS? UM ESTUDO SOBRE O JARDIM CINQUENTÁRIO E O JARDIM MORADA DO SOL EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA MICROACESSIBILIDADE EM ÁREAS TOMBADAS PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: O CASO DO ASILO COLÔNIA AIMORÉS

“O OUTRO NA CIDADE” – DEFICIÊNCIA, ACESSIBILIDADE E SAÚDE EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP 

INSTRUMENTO PARA AVALIAR A MICROACESSIBILIDADE DO PEDESTRE NO ENTORNO DE ÁREAS ESCOLARES

INSTRUMENTO PARA AVALIAR A ACESSIBILIDADE ESPACIAL NA HABITAÇÃO DESTINADA A MORADORES IDOSOS

GUIA DE ACESSIBILIDADE EM EDIFICAÇÕES – PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA MICROACESSIBILIDADE EM ÁREAS TOMBADAS PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: O CASO DO ASILO COLÔNIA AIMORÉS

ESTUDO DA ACESSIBILIDADE APLICADO A RODOVIÁRIA DE APARECIDA – SP

ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE FÍSICA EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NO CAMPUS DA UNESP-FEG, SEGUNDO A NORMA NBR 9050 – UMA ANÁLISE PRELIMINAR

ACESSIBILIDADE ESPACIAL E INCLUSÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE EM EQUIPAMENTOS PÚBLICOS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE PASSOS MG

ACESSIBILIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO TÉCNICO

A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS DAS INSTITUIÇÕES REGULARES DE ENSINO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA MICROACESSIBILIDADE EM ÁREAS TOMBADAS PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: O CASO DO ASILO COLÔNIA AIMORÉS

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE JARDIM SENSORIAL NO JARDIM BOTÂNICO DO IBB/UNESP, BOTUCATU/SP

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

 

___________________________

ACESSIBILIDADE DIGITAL

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E SERVIÇOS ELETRÔNICOS AO CIDADÃO: O CENÁRIO LATINO-AMERICANO E AS PROPOSTAS PARA O BRASIL

DA ACESSIBILIDADE À AUTONOMIA DO USUÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE E INFORMAÇÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM PORTAIS ELETRÔNICOS DE GOVERNO PAULISTAS

ANÁLISE DE BLOGS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ACESSIBILIDADE E BARREIRAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO

ACESSIBILIDADE EM PAUTA NA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA

RECOMENDAÇÕES DE USABILIDADE E DE ACESSIBILIDADE EM PROJETOS DE AMBIENTES  INFORMACIONAIS DIGITAIS PARA IDOSOS

PROJETO DE SOFTWARE EDUCATIVO ATRAVÉS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR

ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES INFORMACIONAIS DIGITAIS

ANÁLISE DA QUALIDADE E USABILIDADE DOS SOFTWARES LEITORES DE TELA VISANDO A ACESSIBILIDADE TECNOLÓGICA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL 

___________________________

SAÚDE E REABILITAÇÃO

TUDO IGUAL NA HORIZONTAL: GRANDE REPORTAGEM MULTIMÍDIA ACESSÍVEL SOBRE A SEXUALIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

___________________________

EDUCAÇÃO

USO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DO PROFESSOR

SENTINDO-SE SAUDÁVEL COM A CAPOEIRA: UMA VISÃO FENOMENOLÓGICA A PARTIR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UM ESTUDO DE CASO

PROFESSORES DE ARQUITETURA DIANTE DA QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA: OS DESAFIOS CONTINUAM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OS COMPROMISSOS E DESAFIOS DA UNIVERSIDADE PÚBLICA FRENTE AO DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR ENTRE A EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E AS TECNOLOGIAS

ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA AS AÇÕES DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE

DIFERENTES OLHARES SOBRE A INCLUSÃO

CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE: O PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PÓS-GRADUANDOS

ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO, SATISFAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO REGULAR

CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE: O PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

ACESSIBILIDADE NA ESCOLA INCLUSIVA: TECNOLOGIAS, RECURSOS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

A ACESSIBILIDADE DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DE FÍSICA: POSSIBILIDADES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UTFPR – CÂMPUS MEDIANEIRA

MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS SURDOS: A LITERATURA INFANTIL EM LIBRAS

ACESSIBILIDADE EM CURSOS ABERTOS E MASSIVOS

A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS

ACESSIBILIDADE EM EVENTOS CIENTÍFICOS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

___________________________

SERVIÇOS PÚBLICOS E EQUIPAMENTOS SOCIAIS

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO DEFICIENTE AUDITIVO

 

___________________________

DIREITOS

CONCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO REALIZADA COM FUNCIONÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

 

___________________________

PARADESPORTO

AS RELAÇÕES DO JOGO E O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

PRÁTICA DELIBERADA DE ATLETAS DA NATAÇÃO DA SELEÇÃO PARALÍMPICA BRASILEIRA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ

 

___________________________

EMPREGABILIDADE

CONCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO REALIZADA COM FUNCIONÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA