Voltar para lista de notícias

COVID-19: Governo de SP testa mais de 500 pessoas com deficiência e colaboradores das Residências Inclusivas e Abrigos Institucionais do estado

Ao todo 9 Residências Inclusivas e 3 Abrigos Institucionais de SP participaram da ação

outubro - 2020

Com o intuito de ampliar o diagnóstico da COVID-19 e aprimorar o monitoramento da população em vulnerabilidade social, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde do Estado e Instituto Butantan, realizou durante os meses de setembro e outubro, a testagem da COVID-19 em moradores com deficiência e colaboradores das Residências Inclusivas e Abrigos Institucionais do Estado. Ação atendeu 529 pessoas.

“O Governo de São Paulo atende a todos! Essa é a orientação clara do Governador João Doria. Pessoas com deficiência do nosso Estado recebem atenção especial, não só no momento da pandemia, mas, principalmente com a chegada da COVID-19. Mais uma vez a saúde e a vida, neste Governo, são preservadas”, ressaltou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Participaram da iniciativa as Residências Inclusivas de Avaré, Cotia, Bauru e Dois Córregos, e os Abrigos Institucionais das cidades de Cotia, Avaré e Jaci. Na última terça-feira (27), os moradores e colaboradores das Residências Inclusivas de São João da Boa Vista também receberam a testagem, encerrando a ação.

Os resultados obtidos foram 529 testes, destes 182 (21,4% reagentes, ou seja, com a presença do vírus) em Cotia, 128 (nenhum reagente, ou seja, sem a presença do vírus) em Avaré, 62 (30% reagentes) em Bauru, 60 (3% reagentes) em Dois Corregos, 53 (2% reagentes) em Jaci e 44 (nenhum reagente) em São João da Boa Vista. Em casos de testes reagentes, as pessoas estão sendo monitoradas por equipes de saúde locais.