Você está em: Home > Ações > Educação
Educação
Educação

A Educação é condição fundamental para a conquista da inclusão social, da empregabilidade e da plena cidadania. A Secretaria defende e difunde os preceitos da Educação Inclusiva, segundo os quais as crianças com deficiência devem ser matriculadas na rede pública de ensino, recebendo escolaridade junto às demais crianças.

Esta abordagem, prevista na Constituição Federal, implica a capacitação dos professores, além de um trabalho preparatório abrangente, envolvendo os funcionários da instituição, as próprias crianças com deficiência, seus familiares, e os demais alunos.

Entre os cursos oferecidos pela Secretaria, podem ser citados o Projeto 24 Horas de Olhar Universal, que oferece curso de fotografia para cegos, o Curso de Qualificação Básica de Cuidadores de Pessoas com Deficiência e de Extensão Universitária em Orientação e Mobilidade, ambos lançados em 2010.

Outra iniciativa é o Programa de Formação em Odontologia para Pessoas com Deficiência, que envolve os municípios da região de Caçapava. O projeto tem o objetivo de formar e qualificar odontólogos da rede municipal para atender pessoas com deficiência e oferecer melhor qualidade de vida, reabilitação e inclusão social.

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo