Acesse nossas

dezembro de 2017

9º ENCONTRO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Mesa de Abetura do 9º Encontro de Tecnologia e Inovação

O 9° Encontro de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência aconteceu na terça-feira, 7 de novembro. Reunindo profissionais da área de pesquisa, empresas já conhecidas no mercado de trabalho e consultores, com o propósito de fomentar sobre os avanços, empecilhos e futuros caminhos tecnológicos para as pessoas com deficiência.

Dentre os palestrantes estavam o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, que foi o moderador do Encontro; Fábio Kon, Professor titular de Ciência da Computação do IME-USP e Coordenador Adjunto de Pesquisa para Inovação da Fundação de Aparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP; e André Leme FleuryCoordenador de iniciativas de empreendedorismo, da Agência USP de Inovação.

Com o tema: “O que temos? O que nos falta?”, Fábio Kon explicou sobre possíveis rumos para um projeto de tecnologia assistiva dar certo, precisando de “uma equipe boa, projeto bom de pesquisa e possibilitar a criação de um produto sustentável e lucrativo para a empresa”, cita. André Fleury mostrou a necessidade de um planejamento coerente para que de fato um produto atenda às necessidades de uma pessoa com deficiência, não sendo apenas uma ideia vaga.

Cid Torquato, com o tema “Recursos à espera de bons projetos”, fez uma introdução sobre a acessibilidade, destacando a comunicação inclusiva. O Secretário pontuou as redes sociais como importante difusora de informações, destacando a hashtag “para cego ver”, utilizada na página oficial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, no Facebook, um recurso de descrição de imagem para que as pessoas com deficiência visual acompanhem o conteúdo postado na página.

À tarde, foi iniciado o “Shark Tank”, com a apresentação de projetos sobre tecnologia assistiva para avaliação de uma série de profissionais da área tecnológica sob o aspecto de mercado. Um deles foi apresentado por Natália dos Santos, do Grupo de Biomecânica e Forense da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Ela apresentou o projeto “Órtese para Tratamento de Displasia do Desenvolvimento do Quadril Infantil” e explicou que o incômodo causado pelo uso do gesso (método convencional) seria resolvido a partir do uso da órtese, pois, segundo ela “é mais confortável para a criança, até mesmo para fazer suas necessidades fisiológicas”. Além disso, destacou também que o material é leve, fácil de ser higienizado e possui resistência mecânica. Após a apresentação, Natália foi sabatinada pelos profissionais que acompanharam a apresentação, com o intuito de repensar pontos que podem ser alterados, bem como manter ideias que dariam certo e seriam rentáveis no mercado consumidor.