Acesse nossas
redes sociais!

Você está em: Home > Eventos
Eventos

dezembro de 2017

ARTE NA TERAPIA OCUPACIONAL – 100 ANOS DA TERAPIA OCUPACIONAL


Dia 07 de novembro foi a vez da Rede de Reabilitação Lucy Montoro realizar o evento “Estado da Arte – 100 Anos de Terapia Ocupacional”. A Terapia Ocupacional se consolidou como profissão no início do século 20. O termo deve-se a um arquiteto americano, George Burton, que vivia em Nova York, onde as pessoas eram auxiliadas por meio da ocupação, pensando em readquirirem um sentido para a vida. Foi o início do conceito ocupação como agente promotor da saúde. Não existem relatos históricos sobre a Terapia Ocupacional anteriores a este período, mas há referências ao longo da história que demonstram a importância da ocupação como processo terapêutico.

O movimento internacional de reabilitação se originou nos países que participaram da I e II Guerra Mundial, no Brasil havia a preocupação com as doenças crônicas, com deficiência congênita, acidentes de trabalho, acidentes no trânsito e doentes ocupacionais. E foi nesse contexto que surgiu a Terapia Ocupacional no Brasil.

O evento discutiu temas como “Terapia Ocupacional: Análise Sociológica”, “A Trajetória da Terapia Ocupacional no IMREA”, “Robótica e Reabilitação”, entre outros. Um dos destaques ficou por conta de uma preocupação recente “Atuação na síndrome congênita do Zika Vírus”, realizada pela equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto.

Entre as informações apresentadas, foi enfatizada a importância da estimulação em casa e da reabilitação contínua das crianças com sequela de Zika Vírus, pelos pais ou cuidadores responsáveis. Grande parte dos bebês com essa sequela têm algum nível de disfagia, que pode ser do leve ao avançado. A disfagia é uma dificuldade de deglutir e por essa razão tem engasgos frequentes. A Terapia Ocupacional auxilia em todo o processo de reabilitação, desde as adaptações para a postura das crianças até o auxílio e estimulação para a comunicação. 
Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo