Acesse nossas
redes sociais!

Você está em: Home > Eventos
Eventos

agosto de 2017

CONFERÊNCIA SOBRE PERSPECTIVAS GLOBAIS SOBRE DEFICIÊNCIA ACONTECE EM SÃO PAULO

No dia 28 de julho, aconteceu, no Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, a Conferência “Perspectivas Globais sobre Deficiência e Vulnerabilidade”. O evento foi realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) – Rede de Reabilitação Lucy Montoro, com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
 
Participaram do evento a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella; o professor Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP; o professor da FMUSP, Aluísio Segurado; e a palestrante professora de Epidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e diretora do International Centre for Evidence in Disability, também na LSHTM, Hannah Kuper.


 
 




























O debate trouxe à tona o conceito de deficiência, que está em constante evolução e discutiu as barreiras existentes na sociedade que impedem a plena e efetiva participação social dessas pessoas em igualdade de oportunidades com as demais.
 
Dra. Linamara fez a abertura do evento e falou um pouco sobre a importância da discussão, “todos nós estamos nos voltando a essa intrigante discussão que é o estudo das deficiências que nos traz a perspectiva do entendimento da pessoa com deficiência dentro da sociedade e todas as multidimensionalidades que esta conjunção de fatores, pessoas e sociedade pode traduzir”.
 
Sobre a troca de informações com Hannah dentro dos estudos sobre a deficiência, a Secretária ressaltou, “nós temos que discutir, é marcante a necessidade de quebrarmos preconceitos, levarmos mais informação e construirmos um nível de presença dentro da sociedade que privilegie a diversidade humana”.
 
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições.
 
Destacando este conceito, o Relatório Mundial sobre a Deficiência (World Report on Disability), elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apresenta a relação entre deficiência, pobreza e vulnerabilidade, apontando como as pessoas com deficiência apresentam níveis mais baixos de escolaridade e saúde, participação econômica restrita, e índices de pobreza mais elevados em comparação às pessoas que não têm deficiência.
 

 
 

















Hannah apresentou detalhes de seus estudos com pessoas com deficiência vulneráveis realizado em diversas partes do mundo como Guatemala e  Indonésia, além de traçar um paralelo entre a pobreza e a deficiência.
 
Essa é a quarta visita de Hannah ao Brasil, ela ficará um mês trabalhando em uma linha de pesquisa com um novo modelo para aplicação junto às crianças que contraíram zika vírus.
Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo