Acesse nossas
redes sociais!

Você está em: Home > Eventos
Eventos

novembro de 2017

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NO MEMORIAL DA INCLUSÃO


Pessoas físicas e jurídicas que querem expor mostras relacionadas às pessoas com deficiência devem enviar proposta de 1º de setembro a 30 de novembro. As selecionadas irão compor o calendário de 2018


"Grandes nomes, grandes feitos": uma das exposições temporárias recebidas pelo Memorial da Inclusão
 
O Memorial da Inclusão, ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, abre inscrições para seleção das exposições temporárias que irão compor o calendário de 2018. O período para envio é de 1º de setembro a 30 de novembro de 2017.

Podem participar do processo de seleção pessoas físicas e jurídicas de direito público ou de direito privado. Os temas devem abordar conexões entre direitos da pessoa com deficiência, diversidade humana, direitos humanos e inclusão social. Devem, ainda, apresentar recursos de acessibilidade, a fim de acesso a todas as pessoas, com e sem deficiência.
 
As mostras vão ocorrer durante o ano de 2018 e devem abranger projetos de exposição individual ou coletiva que apresentem fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, vídeo, além de propostas de oficinas, apresentações artísticas ou palestras que desdobrem a exposição. 

As propostas enviadas devem conter a documentação exigida no Programa de Exposições Temporárias 2018 e enviadas pelo e-mail do Memorial da Inclusão: memorial@sedpcd.sp.gov.br. A Comissão Avaliadora observará critérios como adequação da proposta ao conceito da exposição permanente, ao espaço físico e a qualidade técnica.
 
MEMORIAL DA INCLUSÃO

A exposição permanente Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência” foi inaugurada em 2009, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O espaço contempla, por meio de fotografias, documentos, manuscritos, áudios e vídeos, a história sociocultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, iniciado nos anos de 1980. Conta com 12 ambientes compostos por painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo, assim como piso tátil e tubos sonoros que descrevem o conteúdo dos painéis às pessoas com deficiência visual.

Um dos destaques é a Sala dos Sentidos, um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor, com a proposta de que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão, audição e olfato.

Também é possível conhecer o Memorial da Inclusão por via digital, sem sair de casa. Disponível em três idiomas, português, inglês e espanhol, o site www.memorialdainclusao.sp.gov.br permite que pessoas com e sem deficiência conheçam o acervo do Memorial da Inclusão por uma plataforma 3D, em que os visitantes se sintam dentro do Memorial, com acesso a textos e áudios.
SERVIÇO

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NO MEMORIAL DA INCLUSÃO
Critério: Observar as exigências do Programa de Exposições Temporárias 2018
Enviar ao e-mail: memorial@sedpcd.sp.gov.br
Prazo: 1º de setembro a 30 de novembro de 2017
Realização: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo