Acesse nossas
redes sociais!

Você está em: Home > Eventos
Eventos

agosto de 2017

MATÉRIA DO MÊS AGOSTO 2017: CARAVANA DA INCLUSÃO: ACESSIBILIDADE E CIDADANIA NO INTERIOR PAULISTA

*Há oito anos, a Caravana reúne gestores regionais e população em torno de temas sobre o segmento das pessoas com deficiência. Em agosto, a Caravana é recebida por Cruzeiro e Ipaussu

MATÉRIA DO MÊS - AGOSTO DE 2017*


Com foco na interlocução com o interior acerca dos temas que tangem o segmento das pessoas com deficiência, a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania foi criada em 2010 e leva temas relevantes sobre as pessoas com deficiência para dentro dos municípios do interior paulista. A Caravana é realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com o CEAPcD (Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência); do Ministério Público do Estado de São Paulo – Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Sociais; e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência. Em agosto, a Caravana é recebida por Cruzeiro e Ipaussu. 


Montagem com apresentações artísticas durante a Caravana da Inclusão

Com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de implementação e consolidação de políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas com deficiência, a Caravana da Inclusão já contou com a participação de mais de 20.500 participantes; 66 municípios já aderiram aos encontros e em 2017 serão seis os participantes da 8ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania no Estado de São Paulo: Barretos, Barrinha, Cruzeiro, Ibiúna, Ipaussu e Piracicaba, totalizando 72 cidades a reunir gestores e população em torno do mesmo tema: inclusão de pessoas com deficiência.

No interior do estado de São Paulo, a Caravana da Inclusão já levou mais de 20 temas relacionados ao segmento das pessoas com deficiência como, por exemplo, o combate à violência contra a pessoa com deficiência, a emissão da carteira de trabalho por meio do PADEF, reabilitação, saúde e educação inclusiva. Também propôs a criação de um fórum, interligando gestores públicos municipais, facilitando a comunicação de assuntos relacionados à pessoa com deficiência, entre outros.

Desde 2010, a Caravana da Inclusão já contou com a participação de gestores públicos de mais de 310 prefeituras, visando o fortalecimento de interlocução com as cidades paulistas e buscando a sensibilização e orientação dos gestores locais sobre os temas referentes a inclusão das pessoas com deficiência e acessibilidade. A 8ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania terá como tema central “O papel do Ministério Público e da Defensoria Pública na garantia dos direitos da pessoa com deficiência”.


Público reunido na Caravana da Inclusão

O Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Luiz Carlos Lopes, destaca a importância da Caravana da Inclusão. “É a oportunidade de reunir gestores locais do interior do estado de São Paulo e abordar de uma maneira rápida temas relacionados a acessibilidade e inclusão, que normalmente eles não têm esse espaço para discutir”.

Outro ponto citado é a conexão regional desses municípios. “Além da oportunidade única de juntar prefeitos e secretários de Educação, Saúde e Assistência, mais os técnicos e a população, todos juntos discutindo acessibilidade, inclusão e cidadania no mesmo espaço, é possível também reunir gestores locais e assim pode-se criar um embrião de uma atuação regional, construindo uma rede para que os problemas relacionados ao segmento tenham a melhor solução”, acrescenta Lopes.
Sobre a atuação do Ministério Público, junto com a Defensoria Pública em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, o Secretário Adjunto destaca que “haverá o esclarecimento sobre o papel dessas instituições”.

A Caravana também irá voltar seu olhar para os estudantes com deficiência. “Levaremos informação para que o estudante de cada cidade, de cada região, não se sinta desestimulado, com a perspectiva que ele continue com os seus estudos, continue se preparando para o mercado de trabalho, para que não se sinta desestimulado a estudar, a trabalhar quando acabar o ensino médio”, conclui.


Público reunido na Caravana da Inclusão

Membro do CEAPcD, Yara Savine destaca o que a Caravana da Inclusão acrescentou para as pessoas com deficiência. “Quando ações para garantia de direitos da pessoa com deficiência são executadas, não somente o segmento é beneficiado, mas também as demais pessoas da população. Os ganhos se estendem também para a gestão local”.

A Secretária Adjunta da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, Marinalva Cruz, esclarece que em todas as edições que participou sempre abordou o tema da empregabilidade da pessoa com deficiência, com foco no cumprimento do artigo 93 da Lei de Cotas (8.213/91). A Secretária Adjunta informa também os desdobramentos das dúvidas relacionadas ao tema. “Nesta área as necessidades e demandas foram diversas, mas em geral, por parte das empresas, o questionamento era relacionado a ausência de pessoas com deficiência capacitadas e dificuldade na identificação das pessoas contempladas pela legislação”, explica.

Com conhecimento sobre o assunto, Marinalva Cruz atribui à Caravana da Inclusão a conexão entre gestores e a população em razão da pessoa com deficiência. “Considero de suma importância, para que cada vez mais as pessoas conheçam o potencial do cidadão com deficiência, que os gestores públicos se conscientizem e permitam que o direito de ir e vir de toda e qualquer pessoa seja garantido. Um cidadão com direitos e deveres e que assim como qualquer outra pessoa, precisa apenas de igualdade de oportunidades com equidade”, destaca. 

Agenda Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania 2017:
 
- Cruzeiro (11/08)
Local: FATEC – Faculdade de Tecnologia
End.: Av. Rotary, 383 - Vila Paulista, Cruzeiro

- Ipaussu (23/08)
Local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
End.: Av. Emília Rodrigues Moraes Leite, 30 - Jardim Cocajá I, Ipaussu – SP. 

·        22/09 – Barretos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Barretos
Avenida C1, 250 – Bairro Idê Daher – Barretos/SP

·        31/10 – Barrinha - Anfiteatro Municipal "Jean Willian" - Avenida Presidente Costa e Silva S/N, Barrinha-SP
Ao lado da Escola Municipal Arminio Giraldi
. (cancelado)

·        10/11 – Piracicaba
·        01/12 – Ibiúna

Para conhecer fotos e detalhes das Caravanas anteriores acesse: http://caravana.sedpcd.sp.gov.br/

*PRODUÇÃO: Assessoria de Comunicação Institucional – Simone Nieves, Nathaly Rigo e Thiago Alves. Revisão e Edição Final: Maria Isabel da Silva – Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Governo do Estado de São Paulo. Contato: comunic@sedpcd.sp.gov.br 
Acompanhe-nos nas redes sociais #inclusaoSP 

CLIQUE AQUI PARA CONHECER AS MATÉRIAS DOS MESES ANTERIORES


 
Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo