Acesse nossas

Você está em: Home > Eventos

julho de 2017

MEMORIAL DA INCLUSÃO EM PIRACICABA, ATÉ 31 DE JULHO

Exposição “Grandes Nomes Grandes Feitos” destaca contribuições de 12 personalidades com deficiência. Mostra fica em cartaz na Câmara de Vereadores, no município de Piracicaba, de 5 de junho a 31 de julho de 2017.

A exposição “Grandes Nomes, Grandes Feitos” chega em Piracicaba. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Memorial da Inclusão, e o Gabinete do Vereador André Bandeira. A mostra apresenta 12 personalidades brasileiras e estrangeiras que desenvolveram ações em diferentes áreas do conhecimento.

Os nomes em destaque participaram da luta por direitos humanos e pelo acesso à arte a e à cultura, deixando sua marca no processo de constante busca pela melhoria da qualidade de vida em sociedade. Além disso, possuem um aspecto comum: a deficiência. Os visitantes são convidados a conhecer as instigantes trajetórias das personalidades por meio dos sentidos. As doze instalações promovem a interação sensorial com o público de diferentes formas, fazendo referência à habilidade que tornou notório cada nome da lista.

Nesse percurso é possível descobrir, se divertir, se emocionar e participar, multiplicando os legados desses ilustres à sociedade. Algumas das experiências será conhecer os materiais usados pela artista Anita Malfatti para produzir suas obras, testar as técnicas do fotógrafo cego Evgen Bavcar, tentar ler ou escrever em braile na instalação sobre Dorina Nowill ou, ainda, sentir a vibração da “Ode à Alegria”, da 9ª. Sinfonia, no display relativo a Beethoven.

A exposição é acessível, conta com audiodescrição e textos em dupla leitura (braile e Português ampliado).

“Grandes Nomes, Grandes Feitos” integrou a 7ª Virada Inclusiva, evento idealizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo para render maior visibilidade à presença da pessoa com deficiência na sociedade, por meio de manifestações de arte, cultura, esporte e lazer, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Serviço:
Câmara Municipal de Vereadores
Endereço: Rua do Rosário, 833 – Centro – Piracicaba – SP (Hall de Exposições do prédio anexo da Câmara)
Data: de 05 de junho a 31 de julho de 2017
Informações: Gabinete do Vereador André Bandeira