Acesse nossas
redes sociais!

Você está em: Home > Eventos
Eventos

dezembro de 2017

MEMORIAL DA INCLUSÃO PARTICIPA DE AÇÃO DE MUSEUS COM TEMÁTICA DE DIREITOS HUMANOS


19 museus do Estado de São Paulo que já trabalham com conscientização e práticas sobre a temática dos direitos humanos participam da ação na semana do Dia dos Direitos Humanos, em dezembro de 2017


Na semana do Dia Internacional dos Direitos Humanos, de 04 a 10 de dezembro, o Memorial da Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, participa de ação da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo com o objetivo de articular os 19 museus do Estado de São Paulo que já trabalham com conscientização e práticas sobre a temática dos direitos humanos para todos os públicos.
 
A ação chamada “Sonhar o Mundo” está em sua 3ª edição e tem como tema “Solidariedade derrubando muros”. Durante toda a semana de 04 a 10 de dezembro de 2017 acontecerão ações educativas no Memorial da Inclusão que focarão e potencializarão o que permeia o tema com visita mediada, oficina, roda de conversas, destaque de acervo, entre outras. Trata-se de uma importante participação do Memorial da Inclusão em mais um evento no calendário museológico.
 
O tema foi escolhido com base no mundo sonhado por todos, no qual as fronteiras não estejam acima da dignidade humana.
 
MEMORIAL DA INCLUSÃO

A exposição permanente Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência” foi inaugurada em 2009, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O espaço contempla, por meio de fotografias, documentos, manuscritos, áudios e vídeos, a história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, iniciado nos anos de 1980. Conta com 12 ambientes compostos por painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo, assim como piso tátil e tubos sonoros que descrevem o conteúdo dos painéis às pessoas com deficiência visual.

Um dos destaques é a Sala dos Sentidos, um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor, com a proposta de que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão, audição e olfato.

Também é possível conhecer o Memorial da Inclusão por via digital, sem sair de casa. Disponível em três idiomas, português, inglês e espanhol, o site www.memorialdainclusao.sp.gov.br permite que pessoas com e sem deficiência conheçam o acervo do Memorial da Inclusão por uma plataforma 3D, em que os visitantes se sintam dentro do Memorial, com acesso a textos e áudios.
 
SERVIÇO
Memorial da Inclusão na ação “Sonhar o Mundo”
Data: 04 a 10 de dezembro de 2017
Local: Memorial da Inclusão, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP - Próximo da Estação Palmeiras - Barra Funda do Metrô - CPTM
Informações: telefone (11) 5212-3727
Indicação: Livre
Entrada: Gratuita
www.memorialdainclusao.sp.gov.br


 
Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo