Acesse nossas
redes sociais!

Você está em: Home > Eventos
Eventos

maio de 2017

MEMORIAL DA INCLUSÃO RECEBE A EXPOSIÇÃO MOVIMENTO EM BRANCO: ESCULTURAS DE ALFONSO BALLESTERO, ATÉ 30 DE MAIO

Na quarta-feira, 05 de abril, ocorreu no Memorial da Inclusão a abertura da exposição “Movimento em Branco: Esculturas de Alfonso Ballestero”. A mostra possibilita a interação tátil com as obras tridimensionais e abstratas do artista. A mostra fica exposta no Memorial até 30 de maio de 2017.



Com o objetivo de estimular e aproximar o contato dos visitantes com a temática, por meio de um percurso sensorial e abstrato nas obras de Alfonso Ballestero, a exposição conta com 11 esculturas e 2 telas táteis, que apresentam formatos orgânicos e sensuais.

A coordenadora do Memorial da Inclusão, Elza Ambrósio, destacou a importância da criação do Memorial. “O Memorial da Inclusão tem 8 anos e ele foi pensado em um desenho universal, com o objetivo de contar o movimento social das pessoas com deficiência. Então nós temos aqui 11 painéis, cada um fala de uma deficiência desde dos direitos, ao esporte, comunicação e legislação. Nos textos a gente faz homenagens a Maria de Lourdes e Cândido Pinto, que foram líderes do movimento social das pessoas com deficiência aqui em São Paulo. Nesse painel, nós falamos de 1981, o Ano Internacional das Pessoas com Deficiência e de 1981 em diante, é que esse movimento ganhou força e é por ele que nós temos hoje Metrô acessível, guias rebaixadas e os itens de acessibilidade que vocês conhecem. Ainda falta bastante acessibilidade dentro da comunicação, mas nós estamos trabalhando para isso, essa exposição é uma prova disso”, destacou.

O conceito principal das esculturas, segundo o artista, é a delicadeza dos movimentos e a composição poética nas formas, criando um movimento de leveza e sensualidade, que pretendem dialogar com o público.

A curadora da mostra, Amanda Tojal, ressaltou as questões de acessibilidade presentes nas esculturas. “Essa exposição foi feita pensando em questão da acessibilidade, o Alfonso desde que se formou na Belas Artes em artes plásticas, já começou a vida profissional trabalhando com pessoas com deficiência visual e passou a trabalhar fazendo obras pensadas na acessibilidade.”

O artista plástico, Alfonso Ballestero possui uma vasta experiência em artes, ele é formado em Licenciatura Plena em Educação Artística, mestrado em Artes e doutorado em Poéticas Visuais. Além de artista plástica Alfonso é professor universitário.
A exposição conta com recursos de acessibilidade para as pessoas com deficiência.

SERVIÇO
Movimento em Branco: Esculturas de Alfonso Ballestero
Data: 06 de abril a 30 de maio. Sábados: 29 de abril e 20 de maio, das 13h às 17h
Local: Memorial da Inclusão – Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda –Próximo da Estação Palmeiras - Barra Funda do Metrô e CPTM - São Paulo – SP
 
Entrada Franca
Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo