Acesse nossas

Você está em: Home > Eventos

dezembro de 2017

REABILITAÇÃO 2030: UM CHAMADO À AÇÃO

Entre os dias 7 e 10 de novembro, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), com o apoio da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, realizou o evento “Reabilitação 2030: Um Chamado à Ação”, com a Reunião Regional de Lideranças em Reabilitação e a Reunião Regional sobre Pesquisa e Informação para a Reabilitação 2030, que busca garantir a integração da reabilitação nos sistemas de saúde até 2030.

O evento contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella; de Alarcos Cieza, Coordenadora de Deficiência e Reabilitação da OMS; Devora Kestel, chefe de Unidade de Saúde Mental da OPAS; Antony Duttine, Assessor Regional; de representantes da Deficiência e Reabilitação da OPAS e dos países das Américas. Clique aqui para ler a íntegra

A Secretária Dra. Linamara afirmou que “este Encontro da OPAS veio falar sobre o sistema de monitoramento dos Governos para políticas públicas. Os Governos darão resposta às Nações Unidas e para os escritórios regionais dentro da área da saúde com mais destaque ainda”. Ela destacou, ainda, que a “atividade e participação são indicadores de saúde. A saúde é e sempre será a locomotiva das mudanças sociais”. A Secretária ressaltou que “precisamos dar às pessoas com deficiência a mesma qualidade de atenção que já damos para outras especialidades, por isso a importância do fisiatra e da reabilitação”.

Dra. Linamara ao lado do Victor, paciente que alcançou avanços em autonomia devido a reabilitação

A Organização Mundial da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde visaram com essa ação, dar destaque à Reabilitação 2030 por meio de uma reunião regional entre as principais partes interessadas e lideranças da área. A reunião marcou também o lançamento das Recomendações para o Fortalecimento da Reabilitação nos Sistemas de Saúde. em Língua Portuguesa e em Espanhol.

As Recomendações para o Fortalecimento da Reabilitação nos Sistemas de Saúde, cuja elaboração foi coordenada pela Secretária Dra. Linamara, foram apresentadas em Genebra, Suíça, na Organização Mundial da Saúde (OMS), em fevereiro deste ano. As principais Recomendações são:

- Integrar a reabilitação ao sistema de saúde;
- Assegurar que os hospitais incluam unidades de reabilitação especializadas para pacientes internados com necessidades complexas;
- Assegurar o treinamento adequado dos usuários a quem são fornecidos produtos assistivos;
- Integrar os serviços de reabilitação entre os níveis primário, secundário e terciário dos sistemas de saúde;
- Garantir que os serviços de reabilitação estejam disponíveis nas comunidades e nos hospitais;
- Assegurar recursos financeiros aos serviços de reabilitação;
- Assegurar a disponibilidade de reabilitação multidisciplinar;
- Implementar políticas de financiamento e aquisições que assegurem a disponibilidade de produtos assistivos para todos que precisem deles ;
- Onde houver ou vier a existir um seguro de saúde, garantir que os serviços de reabilitação sejam cobertos.