Você está em: Home > Ações > Tecnologias Assistivas > Formato Daisy
Formato Daisy
Formato Daisy

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através de uma parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, lança o primeiro dicionário digital bilíngue (português-inglês e inglês-português) em formato Daisy (Digital Accessible Information System), ferramenta de leitura digital que permite à pessoa cega ou com baixa visão acesso à leitura de forma rápida e estruturada.

O projeto permite que, por meio de um CD, pessoas com deficiência visual consigam visualizar o conteúdo do texto em vários níveis de ampliação e ouvir a sua gravação em voz sintetizada de forma simultânea. A ferramenta também possui mecanismos de busca por palavras, notas de rodapé opcional, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e de siglas, além de emitir a pronúncia correta de palavras estrangeiras.

Em uma ação pioneira, foram distribuídos 600 exemplares do dicionário (português-inglês e inglês-português) para todas as bibliotecas públicas do Estado de São Paulo. Outros 400 exemplares estão distribuídos nos postos do Acessa SP e escolas estaduais.

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo