O que fazemos

Funções e competências: a Secretaria
O Governo de São Paulo instituiu a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a primeira do país, por meio da Lei nº 1.038, de 06 de março de 2008 e regulamentada pelo Decreto nº 52.841, de 27 de março de 2008, data em que iniciou suas atividades. A pasta atua em harmonia com as demais secretarias estaduais e promove ações efetivas e interlocuções ativas com os 645 municípios paulistas.

Missão, visão e valores
• Missão: garantir o acesso das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade.
• Visão: ser referência internacional em articulação, implementação e monitoramento das políticas de inclusão social das pessoas com deficiência.
• Valores: foco em resultado (toda ação empreendida em nossa Secretaria deve conduzir a resultados práticos que melhorem a Qualidade de Vida da pessoa com deficiência), ética (para gerar bons resultados devemos respeitar todas as pessoas impactadas pelas decisões tomadas), protagonismo (temos que ser pioneiros e criativos em nossas ações para que as pessoas com deficiência exerçam o seu direito de escolha) e sinergia (as parcerias internas e externas viabilizam a pluralidade e agilidade necessárias para a tomada de decisão.