Você está em: Home > Ações > Memorial da Inclusão > Memorial da Inclusão Permanente
Memorial da Inclusão Permanente
Memorial da Inclusão Permanente

A exposição permanente Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência” foi inaugurada em 2009, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O espaço contempla, por meio de fotografias, documentos, manuscritos, áudios e vídeos, a história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, iniciado nos anos de 1980.

O Memorial da Inclusão conta com 12 ambientes compostos por painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo, assim como piso tátil e tubos sonoros que descrevem o conteúdo dos painéis às pessoas com deficiência visual.


Um dos destaques é a Sala dos Sentidos, um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor, com a proposta de que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão, audição e olfato.

Também é possível conhecer o Memorial da Inclusão por via digital, sem sair de casa. Disponível em três idiomas, português, inglês e espanhol, o site www.memorialdainclusao.sp.gov.br permite que pessoas com e sem deficiência conheçam o acervo do Memorial da Inclusão por uma plataforma 3D, em que os visitantes se sintam dentro do Memorial, com acesso a textos e áudios.
 
SERVIÇO
Memorial da Inclusão: os caminhos das pessoas com deficiência 
Datas: segunda a sexta-feira, nos dias úteis. 
Horário: 10h às 17h
Local: Memorial da Inclusão, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP - Próximo da Estação Palmeiras - Barra Funda do Metrô e CPTM e Terminal de ônibus Barra Funda
Informações: telefone (11) 5212-3727
Indicação: Livre
Entrada: Gratuita
www.memorialdainclusao.sp.gov.br

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo