Você está em: Home > Ações > Trabalho > Modem
Modem
Modem

O MODEM tem o objetivo de criar indicadores da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Estes indicadores devem idealmente ter a propriedade de, ao mesmo tempo em que descrevam a inserção do grupo alvo, podem compará-los com os demais grupos de trabalhadores.

A fonte de dados ideal é a constituída pelos levantamentos mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que podem ser combinados com os dados anuais da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Como é sabido, ambos os levantamentos cobrem o universo do mercado de trabalho formal, pois todos os estabelecimentos devem entregar as informações ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Para complementar os dados obtidos, é possível utilizar também as informações anuais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que oferece informações do segmento informal também. Com os indicadores construídos a partir destes levantamentos, é possível mapear o emprego e o trabalho das pessoas com deficiência e também acompanhar sua evolução ao longo do tempo.

Clique aqui e saiba mais.

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo