Presidente Prudente recebe lançamento regional do Programa “TODAS in-Rede”

Durante live com mais de 200 espectadores, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência firmou a parceria com o município

setembro - 2020

Nesta quinta (10), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) realizou o lançamento regional do programa TODAS in-Rede no município de Presidente Prudente. A prefeitura do município e a pasta firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções por meio de live transmitida nas redes sociais do InclusãoSP.

A live, acessível com intérprete de libras e legendas, contou com mais de 200 participantes. Marcaram presença a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão e a Secretária Municipal de Assistencia Social, Fabiana Macedo, representando o Prefeito de Presidente Prudente.

“O Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa TODAS in-Rede, vem trabalhando para proporcionar uma vida melhor às mulheres com deficiência. Estamos aqui para oferecer a elas cursos de empreendedorismo, vagas de trabalho, incentivo de escolaridade, prevenção à violência e principalmente para emponderar as mulheres com deficiência de Presidente Prudente, declarou a Secretária Célia leão durante cerimônia.

As autoridades Dra. Ieda Filgueiras, Delegada Seccional de Presidente Prudente, Mauro Bragato, Deputado Estadual e Lika Chagas, Coordenadora Municipal da Pessoa com Deficiência, também estiveram presentes para debater o tema relacionado às mulheres com deficiência.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Fabiana Macedo, agradeceu em nome do Prefeito Nelson Bugalho e ressaltou o compromisso firmado durante a live. “O TODAS in-Rede vem em um momento que sabemos da necessidade de ter uma ação como esta, um olhar diferenciado às mulheres com deficiência. Agradecemos ao Governo do Estado de São Paulo, e nos empenhamos para colocar em prática todo esse trabalho em prol das mulheres com deficiência”, disse.

Junto com a adesão ao programa, o município recebeu vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Presidente Prudente para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e Curso de Libras de ensino à distância (EaD), além de divulgar no município as campanhas educativas do TODAS in-Rede.

TODAS in-Rede

O programa TODAS in-Rede da SEDPcD visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando a autonomia dessas mulheres em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Com as ações previstas no programa, está sendo constituída uma rede virtual de mulheres com deficiência, de forma a retirá-las da invisibilidade de anos, buscando romper o ciclo histórico de exclusão social.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site (https://www.todasinrede.sp.gov.br)

Para assistir a transmissão, acesse: https://www.facebook.com/InclusaoSP/videos/312949286470141