Você está em: Home > Ações > Esporte e Lazer > Programa Praia Acessível
Programa Praia Acessível
Programa Praia Acessível

Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia, do banho de mar e do banho das prainhas de água doce com segurança e dignidade. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é responsável pelo fornecimento das cadeiras e as prefeituras  pelas equipes de suporte do programa. Os postos que oferecem as cadeiras nas praias contam com facilitadores para prestar atendimento e orientação.

As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água. Devido à sua altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa no mar. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis.

O projeto já foi implantado e está ativo em várias praias de água salgada e de água doce, no Estado de São Paulo: 
Arealva, Avaré, Bertioga, Caconde, Cananéia, Guarujá, Ilhabela, Ilha SolteiraItanhaém, 
Martinópolis, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Presidente Epitácio, Rifania, Santa Fé do Sul, Santos, São Manuel, São Sebastião, São Vicente, Ubatuba. 


O programa Praia acessível já beneficiou mais 30 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região. 

Para saber mais sobre o Programa Praia Acessível, acesse: 
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/programa-praia-acessivelverao-para-todos-no-estado-de-sao-paulo

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/verao-chegando-e-o-programa-praia-acessivel-bombando

 

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo