Registro recebe lançamento regional do Programa “TODAS in-Rede”

Evento online da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência fez parte do programa Vale do Futuro; além de firmar a parceria e a assinatura do Protocolo de Intenções entre a pasta e o município

julho - 2020

Nesta terça (28), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) lançou no município de Registro, o programa TODAS in-Rede, que faz parte das ações do programa Vale do Futuro. Por meio de live transmitida nas redes sociais do InclusãoSP, prefeitura do município e a pasta firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções.

O evento online, teve a participação de cerca de 200 espectadores e contou com a presença da Secretária de Estado Célia Leão, do Prefeito de Registro, Gilson Fantin, da Secretária Municipal da Assistência Social de Registro, Andréia Yamamura, da Presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Registro, Aurea Muller e da Intérprete de Libras Nara Oliveira.

“Existe um dado alarmante que a violência contra à mulher aumentou nesses meses de pandemia. Aumentou, pois as pessoas agora estão em casa, mas o culpado não é o “Fique em Casa”, o culpado é o agressor. É por isso que a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a pedido do Governador João Doria, está aqui com esse programa. Para levar a Registro aquilo que as mulheres com deficiência do município e da região têm de direito”, ressaltou a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Com a adesão ao programa, Registro recebeu vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e Curso de Libras de ensino à distância (EaD), além de divulgar no município as campanhas educativas do programa.

“Estamos buscando a assistência, o apoio e a proteção às mulheres com deficiência da nossa região. É por meio das parcerias que nós podemos melhorar a qualidade de vida dessas mulheres. Agradeço ao Governo do Estado pela oportunidade”, afirmou o Prefeito do município, Gilson Fantin.

TODAS in-Rede

O programa TODAS in-Rede da SEDPcD visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando a autonomia dessas mulheres em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Com as ações previstas no programa, está sendo constituída uma rede virtual de mulheres com deficiência, de forma a retirá-las da invisibilidade de anos, buscando romper o ciclo histórico de exclusão social.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site https://www.todasinrede.sp.gov.br
Para assistir o lançamento, visite: http://www.facebook.com/inclusaosp

Vale do Futuro

Registro é um dos 22 municípios do Vale do Ribeira, região contemplada pelo programa estadual Vale do Futuro, um megaprojeto de políticas públicas para impulsionar ações de curto, médio e longo prazo de desenvolvimento econômico e social.