Você está em: Home > Ações > Acesso à Saúde e Reabilitação > Robótica na Reabilitação
Robótica na Reabilitação
Robótica na Reabilitação

Pioneiro em uso de robôs na reabilitação, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro localizado no Morumbi apresenta novas tecnologias para atender pessoas com deficiência. A unidade integra tecnologia e interação ao tratamento de reabilitação de seus pacientes.

Além da gameterapia, em que o paciente se vê dentro do jogo e o estimula a se movimentar, o centro conta com duas unidades do InMotion, único robô disponível na América Latina que estimula a movimentação dos membros superiores. Já o Armeo Spring, exclusivo no Brasil, é utilizado para melhorar a função do braço, combinando exercícios terapêuticos por meio da simulação de tarefas específicas e jogos.

Outra novidade é o Lokomat, único no SUS, que é composto por um suporte que sustenta a cintura pélvica do paciente e duas órteses para os membros inferiores que possibilitam que ele utilize as articulações do quadril e do joelho, facilitando assim a sua locomoção sobre uma esteira rolante. A Rede Lucy Montoro foi uma das pioneiras a adquirir esta tecnologia desenvolvida em um centro de pesquisa da Suíça e gradativamente difundida nos grandes centros de reabilitação do mundo.

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo