Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Acordo de cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo e Comitê Paralímpico Brasileiro: compromisso esportivo em prol da inclusão
Nessa sexta-feira, 20, acontece a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro. O evento será no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, a partir das 9h00, e conta com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella e o Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado.


Atleta com venda nos olhos defende no gol

 A troca de conhecimentos entre Dra. Linamara e Mizael Conrado visa estimular ações que melhorem a estrutura esportiva paralímpica, fortalecendo o compromisso esportivo entre o Governo de São Paulo e os atletas com deficiência.

O esporte tem se firmado como caminho legítimo para a inclusão de pessoas com deficiência, por meio da convivência mútua, atividade física e troca de experiências entre pessoas com e sem deficiência. O direito ao esporte como instrumento de inclusão social está previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015).

O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, espaço de 95 mil metros quadrados de área, abriga treinamentos e competições. As modalidades contempladas são: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis em cadeira de rodas, triatlo e voleibol sentado. Ele está dividido em 11 setores que englobam áreas esportivas de treinamento, hotel, centro de convenções, laboratórios, condicionamento físico e fisioterapia.


Sede do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo

O objetivo do Centro é fomentar o esporte para atletas com deficiência, criando condições para que eles se destaquem nas competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, dando ênfase às técnicas avançadas e tecnologias. Além dos treinamentos e das competições, o local ainda tem espaço para intercâmbios de atletas e seleções, preparação física, cursos para técnicos, árbitros, gestores e profissionais do esporte. Também abrange o desenvolvimento das ciências do esporte, no conceito de atuação interdisciplinar envolvendo fisioterapia, psicologia, fisiologia, nutrição e metodologia do treinamento, entre outras áreas.

Eleito presidente do CPB em abril desse ano, Mizael Conrado tem história vencedora no mundo esportivo: conquistou a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos em Atenas, em 2004, além de já ter sido eleito o melhor jogador do mundo para futebol de 5, em 1998. Mizael traz como bagagem o fato de já ter sido vice-presidente de Andrew Parsons e hoje está à frente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Dra. Linamara Rizzo Battistella é Secretária de Estado desde o início da secretaria, em 2008, criada na gestão de José Serra e mantida por Geraldo Alckmin. Linamara prioriza não apenas os direitos das pessoas com deficiência, mas o princípio de uma sociedade inclusiva, onde todos têm o seu espaço.

EVENTO: Acordo de cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro
LOCAL: Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro. Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, bairro Jabaquara, São Paulo, capital
DATA: 20/10/2017
HORÁRIO: 9h00
 
PARTICIPE!

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo