Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Biblioteca Acessível: tecnologia assistiva a serviço da população do Estado de São Paulo
Os equipamentos entregues a 55 municípios paulistas propiciam à pessoas com deficiência visual e física acesso mais efetivo ao conteúdo dos acervos de mais de 60 bibliotecas públicas do Estado de São Paulo

MATÉRIA DO MÊS - SETEMBRO 2017*

Buscando cada vez mais transformar o Estado de São Paulo em um Estado para todos, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo contemplou 55 municípios com 62 bibliotecas públicas com equipamentos acessíveis para auxiliar pessoas com deficiência na leitura de obras.


Equipamento para ampliação de texto facilita o acesso por pessoas com baixa visão 

A ação, junto às bibliotecas públicas, vem acontecendo desde junho de 2016, quando foi aberto concurso para selecionar projetos de bibliotecas interessadas em receber equipamentos de tecnologia assistiva capazes de assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual e motora.  Os recursos para a premiação são originários de projeto aprovado pelo Fundo de Defesa dos Interesses Difusos da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
 
As 62 bibliotecas públicas do Estado de São Paulo receberam dois kits configurados da seguinte forma: Kit Tipo 1 contém computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA; e o Kit Tipo 2 com todos os elementos do Kit 1 e acrescenta um display braile e impressora braile. A entrega é definida a partir do pedido do município, que apresenta justificativa sobre utilização de um ou de outro Kit. 


Impressora braile é parte da oferta às bibliotecas públicas do Estado de São Paulo
 
A cerimônia de entrega dos equipamentos ocorreu em 15 agosto de 2017, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, junto com o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e outras autoridades, assinaram convênio para que os municípios sejam agraciados. Com essa ação, a Secretaria visa expandir o conhecimento para que mais pessoas o atinjam. Outro ponto importante destacado pelo projeto é o de acessibilizar cada vez mais espaços e informações, deixando o Estado de São Paulo cada vez mais democrático e inclusivo. 
 
Para a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, é muito importante levar tecnologia para dentro das bibliotecas, das escolas e ir além. “Não são apenas 55 municípios contemplados pelos equipamentos, mas vamos treinar, formar agentes! Cerca de 200 agentes serão treinados na lógica da inclusão. É um projeto ‘ganha-ganha’: ganha o aluno, ganha o professor, ganha o município e ganha o Estado de São Paulo trabalhando na lógica de incluir a todos”. 


Pacotes e caixas com os equipamentos: prontos para entrega aos municípios paulistas
 
O Secretário Adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e coordenador do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas, Luiz Carlos Lopes, esclarece que não é somente o município contemplado quem ganha com o kit, mas municípios de regiões próximas também. “A ideia é que, quem ganhou o kit 2, que inclui a impressora e display braile, é que eles se tornem um polo de impressão não só para a cidade, mas também para toda a região, assim o município vizinho vai poder usar essa impressora como um polo para encomendar impressões”, diz Lopes.
 
Um ponto importante, segundo Lopes, seria também o alcance do material pelas pessoas com deficiência visual: “A diferença é que com esses equipamentos, a pessoa vai poder ler qualquer livro na biblioteca, então ele ganha em primeiro lugar a opção de desfrutar de todos os livros que estão ali”, destaca.
 
Viabilizar espaços inclusivos está entre as prioridades para os municípios paulistas. Um exemplo é o município de Arujá, que foi contemplado pela ação da Secretaria e por meio do projeto “Asas”, busca estimular a pessoa com deficiência a visitar a biblioteca Profª. Alda Martins Soncini. Com o recebimento do kit 1, propicia à população com deficiência da região a acessibilidade necessária para ler os livros no local.


Cerimônia de assinatura dos convênios para enterga dos equipamentos no Palácio dos Bandeirantes, com participação do governador Geraldo Alckmin. Ao microfone, a Secretária de Estado, Dra. Linamara Rizzo Battistella, responsável pela ação
 
A responsável pelo departamento de cultura de Arujá, Marilisa de Moraes Cajueiro, explica a importância dos equipamentos e do quanto a população da região ganhará com isso: “A perspectiva é com certeza atender toda a comunidade, facilitando o acesso à cultura e a tecnologia. Isso é inclusão”, destaca, justificando o fato de Arujá estar presente na assinatura dos convênios. “Nos sentimos honrados por fazer parte, resultado da valorização do trabalho de ampliação de frequência de usuários com deficiência em nossas unidades”, completa.
 
WORKSHOPS
Ainda neste mês de setembro, a Secretaria dá início aos workshops de capacitação e treinamento para os serviços bibliotecários das bibliotecas públicas municipais contempladas com kits de equipamentos do Projeto. Serão realizados oito workshops pelo Estado de São Paulo nas cidades-polo de Itanhaém, Campinas, Sorocaba, São Paulo, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Bauru e Presidente Prudente.
 
Os workshops estão divididos em três temas centrais: questões relacionadas à pessoa com deficiência, acessibilidade em bibliotecas e tecnologia assistiva. Tem como objetivo principal o desenvolvimento do projeto de acessibilização em bibliotecas.
 
As bibliotecas contempladas pelo Projeto devem consultar a data e a cidade-polo no site http://bibliotecas.sedpcd.sp.gov.br, onde devem fazer inscrições e obter mais informações e detalhes.

Clique aqui para saber mais sobre os Workshops.
 
Leia também: Secretaria apresenta dicas para Bibliotecas Acessíveis


*Redação e Fotos: Assessoria de Comunicação Institucional – Simone Nieves, Nathaly Rigo e Thiago Alves. Pauta, Revisão e Edição Final: Maria Isabel da Silva – Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Governo do Estado de São Paulo. Contato: comunic@sedpcd.sp.gov.br 

CLIQUE AQUI E ACESSE AS MATÉRIAS DOS MESES ANTERIORES


 

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo