Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Capão Bonito recebe Caravana da Inclusão
Na sexta-feira, 03 de junho, a cidade de Capão Bonito sediou a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, que está em sua sétima edição e aconteceu no Centro Dia “Quero Vida”. Realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Capão Bonito é o quinto município a receber o encontro neste ano.


Capão Bonito recebe Caravana da Inclusão 

Após ter percorrido mais de 60 cidades em todas as regiões do Estado de São Paulo, com a participação de mais de 20 mil pessoas, de mais de 300 Municípios, a Caravana chegou a Capão Bonito com os temas “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI”, importante marco regulatório no âmbito da garantia de direitos à pessoa com deficiência; e “Educação Inclusiva”, assunto emblemático no campo das discussões sobre inclusão social e profissional da pessoa com deficiência. 

Na Caravana de Capão Bonito, oito cidades foram representadas. Participaram profissionais, lideranças e gestores municipais da cidade e região, entre os quais: Júlio Fernando Galvão Dias, Prefeito do Município de Capão Bonito; Cid Torquato, coordenador da Caravana e Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Luiz Gonzaga Lisboa Rolim, Conselheiro da OAB SP, representando o seu Presidente Dr. Marcos da Costa; Claudia Maria Ferreira Miyamoto, Secretária de Educação de Capão Bonito; Claudia Regina de Lima Savoldi, Secretária de Educação de Ribeirão Grande; Pedro Paulo de Almeida Galvão, Secretário Municipal de Assistência Social; Heloísa Martins Chaves, Supervisora Educacional, respondendo interinamente pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Apiaí; Sandra Dias Baptista Zott de Lara, Secretária da Saúde de Apiaí; e Cleiton Constantino Pontes Veloso, Secretário de Promoção e Assistência Social de Apiaí.

Também participaram Paulo Malaguti, Secretário Municipal de Botucatu; Mário Rodolfo, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Milton Bizzi, presidente da OAB de Capão Bonito; Matheus Francatto, Presidente da Câmara Municipal de Capão Bonito; Silvia Cristina de Barros, Coordenadora Pedagógica de Itaberá; Queila Veiga, do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; e Sidnei Teixeira de Castro, Diretor de Esportes, da Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude.


Cid Torquato, Secretário Adjunto, aborda LBI e Educação Inclusiva como temas centrais da Caravana

Uma das atribuições da Caravana tem sido incentivar os gestores municipais a criarem uma Secretaria ou Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como já o fizeram 150 Municípios paulistas, que, com certeza, estão mais avançados em termos de políticas públicas inclusivas do que os Municípios que ainda não o fizeram. 

O prefeito de Capão Bonito, Júlio Dias, destacou que está “estudando a melhor forma de instalar uma instância voltada às pessoas com deficiência”. A maior dificuldade é a crescente responsabilidade da cidade para atender as demandas que cada vez mais ficam a critério dos municípios, sendo necessários mais recursos para contemplar todos os compromissos.  

O Secretário Adjunto Cid Torquato afirma que os municípios em geral já destinam alguma atenção voltada a aérea, mas falta acessibilidade urbana. Ele ressaltou, ainda, ter sido importante a escolha do tema sobre educação inclusiva, em virtude de ser ainda uma ação que gera dúvidas entre os profissionais de ensino e ser uma necessidade a ser cumprida por força da legislação.

O Presidente da OAB de Capão Bonito, Milton Bizzi, colocou a OAB local à disposição dos presentes para atendimento das demandas que impliquem no livre exercício dos direitos de cada um. A Secretária de Educação, Claudia Miyamoto, ressaltou a importância da Educação na questão da inclusão das pessoas com deficiência. “Educação de qualidade é fundamental para o processo de inclusão, sem isso o processo fica comprometido”, frisou.  

Outro destaque foi para o Presidente do Conselho, Mário Rodolfo, que revitalizou o Conselho de Capão Bonito, após reuniões e articulação local para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Após a abertura do evento, Cid Torquato apresentou a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI e falou sobre as conquistas que a lei agrega ao segmento das pessoas com deficiência.

Na ocasião, também foi divulgada a Virada Inclusiva, ação da Secretaria que visa incentivar e possibilitar que pessoas com e sem deficiência possam estar juntas em ações e eventos culturais nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, estações de metrô e trem, e todos os espaços possíveis. A Virada acontece no final do ano, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 03 de dezembro.

A Caravana conta com o apoio e participação das Secretarias de Estado de Educação; Esporte e Lazer; Emprego e Relações do Trabalho; Desenvolvimento Social; Ministério Público do Estado de São Paulo, por intermédio da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos; além da OAB/São Paulo.

A próxima cidade a receber o encontro é Rio Claro, em 10 de junho. Todos estão convidados, com a certeza de que as pessoas mudam por onde a Caravana passa. 

Conheça o itinerário da Caravana da Inclusão:

- 01/abril - Cravinhos
- 15/abril - Caraguatatuba
- 06/maio - Marília
- 20/maio - Holambra
- 03/junho - Capão Bonito
- 10/junho - Rio Claro 
- 17/junho - Tietê
- 01/julho - Cachoeira Paulista

Mais sobre a Caravana da Inclusão: http://caravana.sedpcd.sp.gov.br

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo