quarta-feira, 2 de março de 2016

Caravana da Inclusão 2016 discute LBI e Educação Inclusiva
A 7ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, com diversas parcerias, acontece neste ano em oito cidades do interior paulista.

Imagem: atividades artísticas durante Caravanas anteriores: crianças e jovens com bolas e instrumentos musicais

Desde 2010, a Caravana já passou por 60 cidades e visa o fortalecimento da interlocução com os municípios paulistas, sensibilizando e orientando os gestores públicos locais e a sociedade civil em geral acerca dos temas relativos à acessibilidade e inclusão.

Todos os anos, a Caravana traz à tona temas importantes para o segmento das pessoas com deficiência. Em 2016, os temas centrais serão a “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI”, marco regulatório no âmbito da garantia de direitos da pessoa com deficiência, e, também, a “Educação Inclusiva”, assunto importante no campo das discussões sobre inclusão social e profissional.

A Caravana visa também reconhecer e valorizar a atuação dos municípios na elaboração, planejamento, implementação e operacionalização de ações e projetos que garantam a igualdade de acesso, além de acesso a todos os bens, produtos e serviços, públicos e privados.

A primeira cidade a receber o Encontro será Cravinhos que é um município pertencente a região administrativa de Ribeirão Preto e conta com cerca de 7.776 pessoas com deficiência, segundo o Censo do IBGE/2010.

Os Encontros deste ano têm apoio e participação das Secretarias de Estado da Educação, Desenvolvimento Social e Turismo, bem como da OAB SP e do Ministério Público do Estado de São Paulo.

O público-alvo do evento são os prefeitos dos municípios participantes e vizinhos, presidentes das Câmaras, vereadores, secretários municipais, professores, assistentes sociais e outros profissionais.

Agenda da Caravana 2016:

- 01/abril - Cravinhos