Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

terça-feira, 16 de maio de 2017

Começa a Hospitalar: a maior feira de saúde da América Latina, com destaque para a reabilitação e humanização
Já não é mais possível imaginar a área da Saúde e da Reabilitação sem a tecnologia da informação, tecnologias assistivas e informatização de processos clínicos e administrativos. Os objetivos são claros: humanização no atendimento, assertividade no tratamento do paciente e qualidade nos serviços prestados.
 

Cerimônia de abertura da 24ª Feira Hospitalar, em São Paulo, com autoridades reunidas. 

Com esse espírito, foi aberta oficialmente a 24ª edição da Hospitalar Feira + Fórum, no Pavilhão Expocenter Norte, em São Paulo, nesta terça, dia 16 de maio. Com plataformas de gestão e recursos interativos para facilitar as tarefas das equipes administrativas, clínicas, assistenciais e gerenciais, por meio de exposição de softwares, produtos e palestras de especialistas renomados em âmbito nacional e internacional, visa ampliar a mobilidade e segurança para o paciente e a assertividade nas tomadas de decisões por parte dos gestores e profissionais de saúde. O evento segue até sexta, dia 19. 
 
Participaram da abertura da Hospitalar vários promotores, patrocinadores e autoridades da área da Saúde e Reabilitação, entre os quais a Médica Fisiatra, Professora de Medicina da USP e Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, e a presidente da Hospitalar, Dra. Waleska Santos, que destacou a presença da Holanda como um dos principais parceiros do evento, este ano, entre outras presenças internacionais como Canadá, Argentina e Taiwan.
 
Para a Dra. Waleska, “a inovação é um dos pilares do Hospitalar, novos setores, novos congressos, novos temas em destaque e novas parcerias, e naturalmente novos talentos. Mas o que não muda é nosso compromisso e a nossa responsabilidade com o setor, nosso entusiasmo e principalmente a confiança em nossa capacidade de gerar experiências e resultados positivos para toda a carreira da saúde, em benefício final das pessoas, dos pacientes e de suas famílias”, afirmou, acrescentando que ao longo desses 24 anos, a Hospitalar se tornou mais que uma feira comercial: tem hoje a abrangência multissetorial que vai dos institutos de pesquisa, das academias e universidades, de indústrias, laboratórios, hospitais, instituições públicas e privadas, ministérios e órgãos regulatórios, representando o estruturado setor de Saúde.
 
A Secretária, Dra. Linamara Battistella, destacou o alcance da Feira Hospitalar, que extrapola as questões espaciais ou físicas. “Essa feira oportuniza uma discussão, que vai além de fabricantes ou compradores de serviço. Nós estamos, na verdade, falando com operadores de direitos, operadores de direitos como todos os humanos. São essas pessoas que vão viabilizar, dentro de uma lógica adequada de regulação, a equidade do sistema de saúde. São esses grupos empresariais que vão dar o destaque para que todos tenham mais qualidade de vida. O mundo que envelhece, o mundo que trata adequadamente as doenças crônicas, o mundo onde todos querem usufruir dos produtos e serviços de forma igualitária e humana. Portanto, eu entendo essa feira como a que se coloca na perspectiva de direitos humanos como uma grande esperança, a esperança de se renovar os acessos, se ampliar as oportunidades e se garantir qualidade para todos”, frisou.
 
Mas o que seria humanização na área da Saúde? Dra. Linamara resume: “Eu tenho a sensação de que quando nós estamos ao lado do paciente, nós somos sempre muito importantes e esse é o nosso lado: ao lado do paciente, fazendo com que cada ação da saúde chegue para ele em tempo oportuno. Isso é humanização, que o serviço chegue com qualidade, mas acima de tudo olhando as suas reais necessidades. Nós temos que entender o que o paciente realmente precisa e oferecer, no momento certo, na hora certa. Humanização é acima de tudo uma boa interlocução entre tecnologia, ciência e cuidado, e é isso o que nós fazemos no Hospital das Clínicas, há muitos anos”, ressaltou.  
 
Ao ser perguntada sobre a importância de ter sido apontada como entre as “100 Mais Influentes da Saúde 2017”, ranking promovido pela revista Healthcare Management, a Dra. Linamara respondeu:
 
“Eu tenho uma intenção que cada uma dessas homenagens nos ajuda a transformar esse sonho de alguns de fazer o amanhecer humanizado, um direito de todos e é por isso que a gente agradece essa oportunidade porque quando nós estamos falando que isso é importante, nós estamos atraindo novos olhares e quando vocês estão dizendo que humanizar a saúde é importante, vocês estão dando a oportunidade que outras pessoas se apropriem do tema. Não existe saúde sem humanização, nós somos humanos, nós queremos oferecer mais e nós queremos também receber mais, e nada se compara à confiança, à empatia e à capacidade que nós temos de transferir ao outro o nosso sentimento de compaixão”.
 
REABILITAÇÃO
Paralelamente à 24ª Feira e Fórum Hospitalar acontece o Simpósio Latino-Americano de Reabilitação e Tecnologias Assistivas, em 18 de maio, das 13h30 às 19h, no auditório 17 do Expo Center Norte. Iniciativa da Rede de Reabilitação Lucy Montoro e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo do Governo do Estado de São Paulo, o Simpósio conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO).

Durante a Hospitalar, diversas empresas nacionais e internacionais irão expor seu portfólio voltado ao segmento de pessoas com deficiência, que soma 45,6 milhões no Brasil, e 9,3 milhões no Estado de São Paulo. Além do Simpósio, outros seminários e encontros serão realizados a fim de promover o debate sobre qualidade de vida e inclusão social.

Durante os quatro dias de evento, o Espaço Reabilitação, estande de 120 m² montado no pavilhão vermelho, contará com as presenças de Paola Klokler, da seleção feminina de basquete sobre cadeira de rodas; João Henrique, skatista amplamente reconhecido, e Fernando Mendes, que construiu uma grande história no crossfit adaptado. Os três atletas do paradesporto promoverão oficinas diárias, a partir das 12h. A iniciativa é da ABIMO e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

SERVIÇO      
FEIRA E FÓRUM HOSPITALAR 2017
Data: 16 a 19 de maio
Local: Expo Center Norte, São Paulo (SP)
Evento: Simpósio Latino-Americano de Reabilitação e Tecnologias Assistivas (18 de maio)
Local: Auditório 17 do Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo (SP)

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo