Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Congresso Internacional de Surdez abriga Encontro Nacional de Deficientes Auditivos
Acontece de 6 a 8 de abril o 3º Hearing and Balance 2017 – Congresso Internacional de Surdez, Otoneurologia, Implante Coclear e Próteses Implantáveis, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo. Reunindo profissionais da área de saúde auditiva do mundo todo, o Congresso abrigou, no final do dia 6, o Encontro Nacional de Deficientes Auditivos, Médicos e Personalidades do Poder Público. O evento começou às 19h30 com a participação da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, e plateia de mais de 200 pessoas.


A Secretária, Dra. Linamara Battistella; Ricardo Ferreira Bento, do HC-FMUSP; Robinson Koji Tsuji, coordenador do grupo de implante coclear do HC-FMUSP; e Felipe Venâncio Barbosa, fonoaudiólogo e linguista da USP. Foto: Matheus Fragata

O encontro contou com a palestra de Patrícia Scharff, que explicou como desenvolveu um método próprio para alfabetizar seus três filhos com deficiência auditiva e implantados bilaterais. Depois, houve a apresentação de Naima Matos, que tem implante coclear, e Marcela Zednick, com deficiência visual, tocando e cantando canção de Milton Nascimento.

A Secretária, Dra. Linamara Battistella, compôs a mesa de debates ao lado de Ricardo Ferreira Bento, professor titular da disciplina de Otorrinolaringologia no HC-FMUSP; Robinson Koji Tsuji, coordenador do grupo de implante coclear do HC-FMUSP; e de Felipe Venâncio Barbosa, fonoaudiólogo e linguista da USP com especialização em Libras.


Dra. Linamara Rizzo Battistella em debate no Encontro Nacional de Deficientes Auditivos. Foto: Matheus Fragata

Após o debate, algumas perguntas foram respondidas pela mesa e a primeira delas sobre isenção tributária sobre veículos automotores, respondida pela Secretária, que esclareceu não haver necessidade de adaptações em automóveis para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, como para pessoas com deficiência física. Ela alertou, ainda, para o foco das políticas públicas já adotadas pelo SUS para auxiliar essas pessoas, na concessão de próteses, implantes, etc.

Ao finalizar a mesa de debates, o grupo de Implante Coclear HC-FMUSP, junto de seus pacientes, homenageou jornalistas de todas as mídias, parabenizando-os pelo seu dia e pela importância vital de cada um divulgar e produzir matérias sobre deficiência auditiva, ampliando a visibilidade do tema. Todos receberam um buquê de flores e champanhe como agradecimento.

No final, houve confraternização entre implantados, familiares e o Grupo de Implante Coclear.

Leia também:
Implantes cocleares: tecnologia preenchendo o silêncio com o som da vida

 

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo