Voltar para lista de notícias

Curso de Libras oferecido pela Secretaria bate recorde em número de inscritos na capital

Na última quarta (8), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) abriu as inscrições para o Curso de Libras na capital do estado de São Paulo. […]

janeiro - 2020
Imagem: Sílvia gestora dos cursos de Libras da Secretaria à frente de sala de aula, ela conversa por meio da Língua Brasileira de Sinais

Imagem: Sílvia gestora dos cursos de Libras da Secretaria à frente de sala de aula, ela conversa por meio da Língua Brasileira de Sinais

Na última quarta (8), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) abriu as inscrições para o Curso de Libras na capital do estado de São Paulo. Em menos de 24h, cerca de mil interessados foram inscritos.

O curso, que é realizado em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), já passou por cidades do interior e litoral no ano passado.

De acordo com dados do último Censo IBGE, no estado de São Paulo são aproximadamente 9,3 milhões de pessoas com deficiência. Desses, 15% são pessoas com deficiência auditiva, somando mais de 1,8 milhão de cidadãos.

Segundo a Secretária da SEDPcD-SP, Célia Leão, o interesse das pessoas em aprender Libras resultará em mais inclusão futuramente. “Para o Governo de São Paulo aprender Libras é a oportunidade de ter conhecimento de mais um idioma, em que milhares de pessoas no seu dia a dia serão incluídas por meio da educação, no trabalho e no lazer. Além disso, estreitando relações. Isso garante, com certeza, uma vida digna de respeito e com mais felicidade a essas pessoas”, diz.

A Libras não é uma linguagem, é uma língua completa, com estrutura gramatical própria. Considerada língua oficial do Brasil desde 2002 e, de acordo com a lei que a oficializou, possui o mesmo status que o português.