Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Encontro de Gerações de pessoas com deficiência fortalece vínculos e se alinha aos princípios da Agenda 2030 da ONU
Com intuito de propiciar a troca de experiências entre militantes pioneiros e a nova geração de ativistas do movimento em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, acontece de 15 a 18 de outubro o I Encontro de Gerações de Pessoas com Deficiência. Realizado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o encontro acontece no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, na Instância Turística de Socorro, interior de São Paulo.

O secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini, fala diante de plateia e  intérprete de Libras.
 
O objetivo do Encontro de Gerações é compartilhar conhecimento e fortalecer vínculos, de modo a propiciar transferência de poder entre líderes legítimos e iminentes do segmento. O debate é pautado na defesa de direitos das pessoas com deficiência e alinhado aos princípios da Agenda 2030 do Plano de Ação das Américas para o Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas. Como resultado, haverá uma produção coletiva de documento com encaminhamentos que contribuam com a pauta do movimento ativista pelos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.
 
A abertura do evento aconteceu no domingo, dia 15, e contou com a presença do secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Justiça e Cidadania, Marco Antonio Pellegrini; a jornalista e consultora técnica da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Flávia Cintra; a jornalista Lia Crespo, a advogada Leila Klas; o cartunista Ricardo Ferraz, a ex-secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e veterana militante do movimento dos direitos das pessoas com deficiência, Izabel Maria Loureiro Maior; a coordenadora do Memorial da Inclusão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Elza Ambrosio, e o veterano militante de Uberlândia, Idari Alves, entre outros.


O ator com deficiência visual, Edgar Jacques, em experiência radical na tirolesa
 
Durante o evento, o secretário nacional, Marco Antonio Pellegrini, valorizou as conquistas de diretos pelas pessoas com deficiência, resultado direto do empenho, união e resistência do movimento. Os veteranos, principais responsáveis pela quebra de barreiras e avanços alcançados foram homenageados na noite de abertura do Encontro, com apresentação de suas histórias sobre a inclusão das pessoas com deficiência.
 
Na ocasião, os militantes pioneiros e os novos ativistas participaram de atividades durante o dia. A "Aventura sem limite" levou o ator com deficiência visual, Edgar Jacques, para uma experiência radical na tirolesa.
 
Na segunda, 16, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, destacou a importância do encontro de gerações de lideranças com e sem deficiência. Ela falou com propriedade pois já foi premiada duas vezes pela Organização das Nações Unidas (ONU) por sua atuação na área da defesa dos direitos humanos e da inclusão e protagonismo das pessoas com deficiência.

Dra. Linamara recebeu, em 2016, o prêmio da United Nations Department for Economic and Social Affairs (UNDESA) e da Global Initiative for Inclusive ICTs (G3ict). Foi também selecionada para receber o prêmio internacional “Cidadão Responsável” do International Council For Caring  Communities (ICCC), em 2012. Ambos foram entregues na sede das Nações Unidas, em Nova York, Estados Unidos.
 

LEIA SOBRE A AGENDA 2030 DA ONU:
https://nacoesunidas.org/pos2015/

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo