Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Exposição com acervo do Museu do Ipiranga é inaugurada no Memorial da Inclusão
Na quarta-feira, 2 de agosto, ocorreu no Memorial da Inclusão a abertura da exposição “Museu do Ipiranga para Todos”. A mostra é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo (nome oficial do Museu do Ipiranga). A mostra fica no Memorial da Inclusão até 30 de setembro.
A exposição traz um acervo acessível utilizado nas ações educativas do Museu do Ipiranga, a “Museu do Ipiranga para Todos”, apresentada ao público em percurso de sete módulos com objetos, imagens e maquete do museu do Ipiranga.


Maquete do Museu do Ipiranga, no Memorial da Inclusão até 30 de setembro

A educadora do Museu Paulista, Denise Abeleira, fez parte da curadoria da mostra e destacou os elementos presentes. “A exposição começa com a maquete; a gente apresenta o edifício, o monumento e a história desse edifício. Então, em termos de circulação a gente começa pela maquete e ao redor dela tem os elementos arquitetônicos e depois o conjunto de objetos”, explica.

A coordenadora do Memorial da Inclusão, Elza Ambrósio, destacou a importância das obras acessíveis expostas na exposição. “Um dos critérios para recebermos todas as exposições temporárias é ter acessibilidade; são exposições pensadas em todas as pessoas. Quando a gente tem o nosso querido Museu Paulista expondo as suas obras acessíveis aqui, para a gente tem um valor muito mais especial ainda”, afirmou.

A exposição é resultado de parceria que propõe novas formas de conhecimento. As obras expostas contam com recursos táteis, audiodescrição, displays expositivos acessíveis e textos impressos com dupla leitura.


Réplicas do Museu do Ipiranga, no Memorial da Inclusão até 30 de setembro

A diretora do Museu Paulista, Solange Ferraz, enfatizou a importância de tornar o “museu para todos”. “Para nós, para as equipes do museu, é muito importante ter o material reunido e entender essa trajetória do serviço educativo do Museu com essa perspectiva de inclusão, de tornar o Museu realmente para todos”, e concluiu: “parcerias como essa são muito importantes e nós estamos nos repaginando, pensando no que vai ser esse Museu no futuro e sem dúvida nenhuma ele ser ‘para todos’ é uma meta”.

O Museu está em reforma e sua reabertura está prevista somente para 2022.
 
SERVIÇO
Evento: Exposição Museu do Ipiranga para Todos
Em cartaz: 03 de agosto a 30 de setembro, de segunda a sábado
Horário: das 10h às 17h e aos sábados das 13h às 17h, exceto feriados
Local: Memorial da Inclusão
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP - Próximo da Estação Palmeiras - Barra Funda do Metrô - CPTM

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo