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terça-feira, 20 de junho de 2017

Governo de São Paulo assina termo de cooperação para capacitar professores da rede estadual de ensino
Aconteceu na manhã desta terça-feira, 20 de junho, a assinatura do Termo de Cooperação entre as Secretarias de Estado da Educação e dos  Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e o Instituto Rodrigo Mendes para o curso “Ensino Médio Inclusivo: construindo uma escola para todos”. A ação aconteceu na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; da Secretária Dra. Linamara Rizzo Battistella; do Secretário Adjunto de Educação, Francisco Carbonari; de Rodrigo Mendes, fundador do Instituto que leva seu nome; além do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, e do Secretário de Estado Adjunto da SEDPcD, Luiz Carlos Lopes, entre outros.


Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao microfone, observado pela Dra. Linamara e Rodrigo Mendes

A Secretária Dra. Linamara falou sobre a importância do Estado de São Paulo se aliar a especialistas em Educação Inclusiva. “A educação é transformadora e são as crianças que fazem a fé, a felicidade e a prosperidade do nosso futuro. Por isso que esse momento é tão importante, temos o prazer de desfrutar do conhecimento e  da experiência que o Rodrigo Mendes e o Instituto Rodrigo Mendes nos brindam”.

Ela também destacou o fortalecimento da educação e do ensino de qualidade, com maior alcance do conhecimento dos professores. “Estamos falando de fortalecer a educação como um todo. A educação inclusiva não é separar crianças ou tratar a questão da deficiência de um modo isolado, a educação inclusiva é levar ferramentas e estratégias que permitam que todos possam desfrutar do ensino de qualidade”.


Dra. Linamara, ao microfone, observada pelo Secretário Adjunto da Educação, Francisco Carbonari, o governador Geraldo Alckmin e Rodrigo Mendes

“É possível andar mais rápido quando estamos sozinhos, mas juntos nós vamos mais longe. E é isso que nós queremos, alcançar cada criança, cada jovem desse Estado. Alcançar todos os professores e mostrar como a inclusão se coloca na nossa vida como uma nova fronteira do conhecimento, do desenvolvimento, da prosperidade, mas acima de tudo, da felicidade”, frisou, acrescentando que  “felicidade é o principal produto da democracia e é isso que nós queremos, cada cidadão brasileiro feliz, desfrutando dos produtos, bens e serviços”.

O Governador Geraldo Alckmin destacou uma frase de Ulysses Guimarães para falar sobre a parceria entre Governo e sociedade civil. “A obra-prima do Estado é a felicidade das pessoas, e essa não é uma tarefa de governo só, é uma tarefa da sociedade, quanto mais a gente faz parceria, interage, soma esforços, faz sinergia, a gente consegue fazer melhor em benefício da comunidade”.

Citando uma frase de Cora Coralina, o Governador destacou: “todos nós estamos matriculados na escola da vida, onde o professor é o tempo”. Ele observou que temos que estar todo dia aprendendo pois vivemos no mundo em que a característica é a mudança e a velocidade da mudança. “E a educação Inclusiva é o melhor investimento que podemos fazer, junto a professores, coordenadores e gestores”, frisou.


Sequência de imagens: governador, Dra. Linamara e representante da Educação assinam Termo de Cooperação. 

“São 1.417 escolas incluídas nesse primeiro momento do curso, envolvendo 13 diretorias de Ensino, que vai proporcionar não apenas o aperfeiçoamento dos professores, mas também as ferramentas para uma educação inclusiva em sala de aula, para que eles possam ajudar a desenvolver todo o potencial dos nossos alunos com deficiência”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

O programa “Ensino Médio Inclusivo: construindo uma escola para todos” também conta com a parceria do Instituto Unibanco. Tem como objetivo desenvolver ação de formação continuada sobre educação inclusiva junto aos professores da Rede Estadual de Educação. Em formato semipresencial, a capacitação tem o objetivo de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos de educadores que atuam no Ensino Médio Regular e Atendimento Educacional Especializado, propiciando melhor atendimento aos estudantes com deficiência.

Além disso, o curso tratará de reflexões sobre a cultura do pertencimento e o papel da escola na construção da cidadania. A expectativa é que esses profissionais desempenhem papel fundamental na interlocução entre as diretorias e escolas e multipliquem experiências produzidas em projetos locais.

O curso terá um total de 100 horas, divididas em 14 aulas por videoconferência, realizadas em ambiente já utilizado pelos professores da rede de ensino estadual e em ambiente virtual do Instituto Rodrigo Mendes.

Na primeira fase, a parceria é aberta a profissionais das 13 Diretorias de Ensino da capital, incluindo professores da Sala de Recursos, professores da Educação Básica II (atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), diretores, vice-diretores, supervisores, diretores de Núcleo Pedagógico e professor coordenador do Núcleo Pedagógico - PCNP (preferencialmente de Educação Especial). O cadastro segue até 28 de junho no endereço www.escoladeformacao.sp.gov.br/eminclusivo. As aulas têm início no dia 2 de agosto.

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