quinta-feira, 6 de abril de 2017

MARCO ANTONIO PELLEGRINI é nomeado Secretário Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça e Cidadania
Marco Antonio Pellegrini foi Secretário Adjunto de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo, de 2010 a 2014. Antes disso, atuou junto a mesma Secretaria, desde sua criação, em 2008, como Coordenador de Acessibilidade. Agora, ele ocupa o cargo de Secretário Especial de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com nomeação pelo presidente Michel Temer, publicada no Diário Oficial da União em 29 de março de 2017. Pellegrini foi escolhido por sua militância na área há mais de duas décadas. A cerimônia de Posse será na terça-feira, dia 11 de abril de 2017, às 17h, em Brasília.

Marco Antonio Pellegrini: Secretário Especial de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Seu nome foi defendido pela secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, e endossado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo deseja sucesso nessa nova etapa de desafios e realizações.

Marco Pellegrini, 53 anos, metroviário licenciado, é tetraplégico desde 1991. Aos 27 anos levou um tiro quando foi assaltado, ao chegar em casa. Marco se lembra que, na época, tinha um filho por nascer e outro prestes a completar um ano. Ao se descobrir tetraplégico, colocou nos filhos a motivação de manter sonhos e de seguir em frente.

Ele foi vítima da violência urbana. O desfecho de um assalto a mão armada foi a terceira e quarta vértebras cervicais rompidas por uma bala, a tetraplegia e um desafio inesperado à frente. Desde 1992 ele é atendido no Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo (IMREA), da Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

"É um momento de grande responsabilidade. Esse tema ocupa espaço de destaque nas agendas governamental e empresarial. Isso traz importantes impactos financeiros e sociais e, por isso, ocupar este posto significa estar mais próximo do olho do furacão", afirma.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA A CERIMÔNIA DE POSSE, EM BRASÍLIA!
Data: 11 de abril de 2017
Horário: 17h
Local: Esplanada dos Ministérios – Salão Negro do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Conheça abaixo o currículo do Secretário Especial de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Formação Acadêmica:
Pós Graduado em Tecnologia Assistiva pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais-FCMMG.
Bacharel em Matemática pela Faculdade Paulistana.

Pelos Direitos da Pessoa com Deficiência:
- Fundou o Grupo de Estudos sobre Vida Independente em 1993.
- Em 1996 fundou e presidiu por três vezes o Centro de Vida Independente Araci Nallin, CVI-AN.
- Foi Diretor da AME - Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais.
- Coordenou o curso de Informática para Pessoas com Deficiência na Instituição Beneficente Nosso Lar.

Experiência profissional:
Trabalha na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência(SEDPcD) desde a sua criação, em 2008, tendo desenvolvido atividades na área de Acessibilidade, Empregabilidade e Promoção e Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas. Coordenou  ações e projetos como:
·        Praia Acessível
·        Acessibilização de conteúdo da Biblioteca São Paulo
·        Convênio LSI-USP para o desenvolvimento de Tecnologias
·        Fórum de Empregabilidade
·        Caravana da Inclusão Cidadania e Acessibilidade
·        Seminário Internacional pela implementação da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência nos Países Lusófonos
·        Convênio com a UNESP para desenvolvimento de Tecnologia da Informação na Educação
·        Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, entre outros.

Representou a SEDPcD em Encontros, Seminários e Palestras sobre o tema, entre os quais destacam-se:
- Na Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, na 1º e 2º Conferência dos Estados Parte pela implementação da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência
- Na Rehacare-Dusseldorf 2008, na Alemanha, o maior evento mundial de Tecnologia Assistiva
- No processo de ratificação pelo Congresso Nacional da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência
- No Congresso Nacional, em defesa da Lei de Cotas
- No VII Encontro das Altas Autoridades em Direitos Humanos do MERCOSUL, em Porto Alegre-RS.

Desde 1987, é funcionário da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), tendo atuado no departamento de projetos de telecomunicações, desenvolvendo e implantando sistemas de comunicação e transmissão de dados, semaforização, sinalização e acessibilidade, principalmente nas linhas 3-Vermelha e 2-Verde e no Corredor EMTU Metropolitano São Mateus-Jabaquara. Desempenhou atividades de inclusão no trabalho de pessoas com deficiência assessorando a Gerência de Recursos Humanos.
Trabalhou, anteriormente, em empresas da iniciativa privada como Philips Telecom, Dixtal-Equipamentos Médicos e NEC Telecomunicações.