terça-feira, 29 de agosto de 2017

Memorial da Inclusão agora aberto também todos os sábados
O Memorial da Inclusão, ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, a partir de agosto de 2017 abre suas portas todos os sábados, das 13h às 17h. Durante a semana, as visitas estão abertas a partir das 10h da manhã.

O espaço desenvolve uma narrativa histórica sobre o movimento social da pessoa com deficiência, com ênfase nos acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo no final da década de 1970 e durante as décadas de 1980/90. O principal objetivo é a conscientização da sociedade sobre os direitos da pessoa com deficiência e seu empoderamento.

A exposição permanente agrupa fotografias, documentos, manuscritos, áudios e vídeos sobre os personagens e eventos que marcaram o movimento social e político das pessoas com deficiência em defesa de seus direitos.  Além disso, dispõe de um ambiente temático complementar, a Sala dos Sentidos, um espaço sensorial desprovido de iluminação, com objetos e texturas distribuídos ao longo das paredes. A sala possui sons diferenciados e os visitantes são convidados a experimentar e refletir sobre os sentidos (tato, visão, audição).

O Memorial também conta com um espaço para exposições temporárias, onde o expositor sugere, organiza, cria e executa uma exposição que dialogue com a abordagem da permanente. Neste momento, a exposição que integra o espaço é a “Museu do Ipiranga para Todos”. A mostra traz, até 30 de setembro, sete módulos que apresentam a arquitetura do prédio, as ações educativas desenvolvidas pela instituição e os materiais acessíveis. A ideia é refletir sobre o morar paulistano e a reabertura do museu prevista para 2022.

Exposição Museu do Ipiranga para Todos vai até 30 de setembro

MESA-REDONDA NA SEMANA DA INDEPENDÊNCIA

Como parte da programação da exposição temporária "Museu do Ipiranga para Todos", será realizada a mesa-redonda "Acessibilidade nos museus da USP".  A ação acontecerá no miniauditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo, em 05 de setembro, das 9h às 13h.

Inscrições gratuitas: cursosmp@usp.br - Haverá intérprete de Libras.

Programação da Semana da Independência - Mesa-redonda “Acessibilidade nos Museus da USP”
05 de setembro, terça-feira, das 9h às 13h

9h15
Apresentação do Memorial da Inclusão / Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Carla Grião
Bacharela em Museologia pela UFOP. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Acessibilidade em Museus da USP e atualmente é museóloga do Memorial da Inclusão, onde realiza assessoria a projetos de exposições acessíveis e mediação educativa.

9h30
Museu Paulista da USP
Museu do Ipiranga acessível: balanços de um grande desafio

Denise Peixoto
Graduada em História, Mestra em Arqueologia e Doutoranda em Educação. Entre 2001 e 2016 foi Supervisora do Serviço de Atividades Educativas do Museu Paulista, onde atualmente exerce a função de educadora.

Reprodução acessível de peças do Museu do Ipiranga

Museu de Zoologia da USP
Educando para o reconhecimento e valorização da biodiversidade: ampliando o público

Vanessa Sakai Gomes Pires
Graduada em Artes Visuais. Trabalha na área educativa do Museu de Zoologia desde 2014.

10h30
Museu de Arte Contemporânea da USP
Tecendo vínculos - a potência dos encontros entre saúde e arte no Museu

Andrea Amaral Biella
Graduada em Educação Artística/Artes Plásticas, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação. Foi educadora em instituições culturais, ONGs e cursos livres e coordenadora de projetos educativos em exposições. Atua como educadora no MAC/USP.

Museu de Arqueologia e Etnologia da USP
Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira

Thamara Emilia Aluizio Nunes
Graduada em História e mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, ambos pela Universidade de São Paulo.

11h30

Visita mediada ao Memorial da Inclusão

Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP
Próximo da Estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô - CPTM
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h, exceto feriados.
Indicação: Livre
Entrada: Gratuita
Informações: (11) 5212-3727
Agendamento de visita mediada para grupos acima de 10 pessoas pelo e-mail: memorial@sedpcd.sp.gov.br
O Memorial da Inclusão oferece atendimento em língua inglesa para público estrangeiro.