Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Mês da Inclusão: Setembro Verde celebra o segmento das pessoas com deficiência
Aconteceu na tarde de quinta-feira, 1º de setembro, a cerimônia de abertura do Setembro Verde, mês oficial voltado à inclusão social das pessoas com deficiência. Com a participação da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, a Presidente da Feapaes-SP, Cristiany de Castro e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, entre outras autoridades, a iniciativa visa dar visibilidade às pessoas com deficiência no mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro. Ação é da Federação das Apaes do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria.


Dra. Linamara, ao microfone, e convidados, na abertura do Setembro Verde.

O evento iniciou-se com a abertura da Dra. Linamara Rizzo Battistella que enfatizou a importância de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. “Setembro Verde, que é verde pela esperança de ver o Brasil cada vez melhor, com menos corrupção, com mais política pública voltada à inclusão social e verde na esperança de construir cada vez mais uma sociedade mais justa”.

A Secretária destacou também o desejo de que em cada ano se fortaleça o movimento de dar visibilidade às pessoas com deficiência. “Para que em cada setembro se renove a esperança de que a gente possa caminhar juntos, de mãos dadas, de forma solidária, construindo novos caminhos”.


Dra. Linamara, observada por plateia, na abertura do Setembro Verde.

Ela destacou também a importância da parceria para se percorrer os caminhos da inclusão. “Cada um de vocês tem uma importância enorme nessa trajetória; não se pode fazer nenhum caminho sozinho, nós só podemos caminhar juntos e é nesse grande percurso em favor de uma sociedade justa, livre e harmônica que nós vamos construindo as novas ações”, frisou, acrescentando: “Nós queremos agora percorrer os caminhos da Cultura e da Educação, que são eles que vão traduzir a mudança permanente da nossa sociedade e nós queremos seguir todos juntos”.

A presidente da Feapaes-SP, Cristiany de Castro, ressaltou a importância do Setembro Verde para as mudanças sociais. “Que o Setembro Verde provoque a intenção da necessidade de mudanças, diminuindo assim a desigualdade e construindo uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Cristiany.


A presidente da Feapaes-SP, Cristiany de Castro, ao lado da Dra. Linamara. 

Foram anunciados também os vencedores do 1º Concurso de Redação Inclusiva, realizado com apoio da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, cujo o tema foi “Como incluir a pessoa com deficiência no meu dia-a-dia”. Foram recebidas dezenas de redações e contou com a colaboração das Diretorias de Ensino da Secretaria Estadual de Educação. As três primeiras colocadas do concurso de redação foram: em primeiro lugar, Bianca Figueiredo; em segundo lugar, Larissa Marcela; e em terceiro lugar, Isabelli Chagas.


As três vencedoras do Concurso de Redação, com suas premiações em mãos.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, participou da cerimônia de abertura e destacou o trabalho de inclusão que está sendo desenvolvido e a parceria e apoio à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. “A Secretaria de Desenvolvimento Social abraça a causa das pessoas com deficiência, para que a gente possa de fato ter uma sociedade mais inclusiva em todos os sentidos, especialmente na inclusão da pessoa com deficiência, quebrando essas barreiras comportamentais e preconceituosas”.


O Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro. 

O evento contou também com o lançamento do livro “Serei Sereia”, da autora Kely de Castro, Editora Kapulana. A obra narra a história de Inaê, uma menina que nasceu com o desafio de não poder andar, comparada ludicamente com uma sereia, que tem restrição de mobilidade, em função da cauda de peixe.


Capa do livro “Serei Sereia”, autoria Kely de Castro, Editora Kapulana. Edição tem versão acessível.

Na ocasião, foi também aberta a exposição “Arte Inclusiva”, que traz uma seleção de quadros e fotografias, produzidas pelos usuários das Apaes do Estado de São Paulo, que ficarão expostas no Memorial da Inclusão até 30 de setembro. A exposição conta com audiodescrição, impressão dos textos com fonte ampliada (português e braile), além de módulos expositores acessíveis. 


Abertura da exposição “Arte Inclusiva”, pela coordenadora do Memorial, Elza Ambrosio.

 

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo