Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Presença da Caravana da Inclusão em Rio Claro impulsiona ações em prol das pessoas com deficiência
Nesta sexta-feira, 10 de junho, a cidade de Rio Claro sediou a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, que está em sua sétima edição e aconteceu no Núcleo Administrativo Municipal. Rio Claro conta com 200 mil habitantes e fica a cerca de 180 km da capital paulista. Realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Rio Claro é o sexto município a receber a Caravana neste ano.


Cid Torquato, ao microfone, comanda a Caravana da Inclusão 2016. 

Após ter percorrido mais de 60 cidades em todas as regiões do Estado de São Paulo, com a participação de mais de 20 mil pessoas, de mais de 300 Municípios, a Caravana chegou a Rio Claro com os temas “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI”, importante marco regulatório no âmbito da garantia de direitos à pessoa com deficiência; e “Educação Inclusiva”, assunto emblemático no campo das discussões sobre inclusão social e profissional da pessoa com deficiência. 

Na Caravana de Rio Claro, dez cidades foram representadas. Participaram profissionais, lideranças e gestores municipais, com e sem deficiência, entre os quais: Dr. José Renato Nalini, Secretário de Estado da Educação; a deputada estadual Célia Leão; o Subsecretário de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, João Caramez; o engenheiro Du Altimari o prefeito do Município de Rio Claro; Cid Torquato, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Vereador Julio Lopes, Vice Presidente da Câmara de Rio Claro e autor da Lei que instituiu a Semana da Pessoa com Deficiência em Rio Claro; e Olga Salomão, Vice Prefeita de Rio Claro.
 
Também registrou presença Dr. Valdecir Prochnow, da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência, da OAB de Rio claro, que realiza trabalho social de destaque junto a comunidade local. Participaram, ainda, a presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD), Maria Helena Mozen; Marinalva Cruz, coordenadora do Programa PADEF, da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho; Queila Veiga, do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; e Maria Fernandez da Silva, Coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro.


Profissionais, gestores e lideranças com e sem deficiência participam da Caravana da Inclusão
 
A Caravana de Rio Claro também contou com a Conselheira da OAB SP, Dra. Rosa Luzia Cattuzzo, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Dr. Mozart Granicelli Ferreira, presidente da OAB de Rio Claro; Luci Helena Wendel Ferreira, Secretária Municipal de Assistência Social de Rio Claro; Dr. Geraldo Barbosa, Secretário Municipal de Saúde de Rio Claro; Juliene Patricia Antonio, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro; e Antonio Carlos Beltrame, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Rio Claro.
 
Uma das atribuições da Caravana tem sido incentivar os gestores municipais a criarem uma Secretaria ou Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como já o fizeram mais de 150 Municípios paulistas, que estão mais avançados em termos de políticas públicas inclusivas do que os Municípios que ainda não o fizeram. 

O Secretário da Educação, José Renato Nalini, destacou que a Educação Inclusiva é um exercício contínuo, com necessidade de aprimoramento constante. Ressaltou que não tem medido esforços, “tem trabalhado muito”, para atender as demandas da sociedade na área da Educação.
 
O prefeito de Rio Claro destacou que as prefeituras “precisam de uma fatia maior do bolo orçamentário”, em função de suas responsabilidades. “Cada dia fica mais grave a situação porque aumentam as responsabilidades e não aumentam os recursos disponíveis”, declarou o prefeito. 

O Secretário Adjunto Cid Torquato apresentou o vídeo “Paratodos”, obra cinematográfica de Marcelo Mesquita, produzida pela Sala12 filmes, em parceria com a Taturana Mobilização Social, e que chega aos cinemas no dia 21 de junho. O longa-metragem mostra o cotidiano de equipes de atletas paralímpicos, como atletismo, canoagem, futebol e natação. Cid Torquato reforçou convite às escolas para que solicitem o filme para exibição aos estudantes. A solicitação deve ser encaminhada para diego.taturana@gmail.com.

Cid Torquato destacou, ainda, que a comunidade, os profissionais que trabalham com acessibilidade, inclusão e direitos das pessoas com deficiência incentivados pela Caravana, se mostram muito agradecidos, gratificados pela Secretaria levar essa discussão aos municípios. “Por onde a Caravana passa são impulsionadas políticas públicas em prol das pessoas com deficiência”, afirma.

Na ocasião, também foram entregues, pelo Vereador Julio Lopes, Moções de Congratulação e Louvor a jornalistas que se destacaram na divulgação da Educação Inclusiva e também a profissionais da rede pública municipal de ensino que trabalham com Educação Inclusiva.

O Vereador Julinho Lopes também apresentou ofícios endereçados ao Governador Geraldo Alckmin e ao Presidente em exercício Michel Temer, requerendo mais verbas para políticas públicas municipais sobre acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência.

Após a abertura do evento, foi apresentada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI e as conquistas que a lei agrega ao segmento das pessoas com deficiência, além de destacar a importância da Educação Inclusiva para uma sociedade para todos.

A Caravana conta com o apoio e participação das Secretarias de Estado de Educação; Esporte e Lazer; Emprego e Relações do Trabalho; Desenvolvimento Social; Ministério Público do Estado de São Paulo, por intermédio da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos; além da OAB/São Paulo.

A próxima cidade a receber o encontro é Tietê, em 17 de junho. Todos estão convidados, com a certeza de que as pessoas mudam por onde a Caravana passa. 

Conheça o itinerário da Caravana da Inclusão:

- 01/abril - Cravinhos
- 15/abril - Caraguatatuba
- 06/maio - Marília
- 20/maio - Holambra
- 03/junho - Capão Bonito
- 10/junho - Rio Claro
 
- 17/junho - Tietê
- 01/julho - Cachoeira Paulista

Mais sobre a Caravana da Inclusão: http://caravana.sedpcd.sp.gov.br

 

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo