Voltar para lista de notícias

Primeiras turmas de 2020 iniciam aulas do Curso de Libras na SEDPcD-SP

Nesta semana, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) deu início ao Curso de Libras módulos básico e intermediário. Cerca de 90 alunos, divididos em quatro […]

janeiro - 2020
magem: foto de alunos em semi círculo sentados durante aula de libras

Imagem: foto de alunos em semi círculo sentados durante aula de libras

Nesta semana, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) deu início ao Curso de Libras módulos básico e intermediário. Cerca de 90 alunos, divididos em quatro turmas, estão participando das aulas.

As aulas, que acontecem na sede da Secretaria, têm como objetivo ampliar a autonomia e inclusão do público com deficiência, bem como possibilitar a comunicação e interação entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com dados do último Censo IBGE, no Estado de São Paulo são aproximadamente 9,3 milhões de pessoas com deficiência. Desses, 15% são pessoas com deficiência auditiva, somando mais de 1,8 milhão de cidadãos.

Segundo a aluna iniciante no curso de nível básico, Ana Lucia Sauto Marinaro, 59, advogada aposentada, a importância da Libras foi reconhecida durante o seu dia a dia. “Resolvi fazer o curso porque eu já constatei a necessidade no jurídico e na área médica. Meu filho é médico e em uma ocasião de emergência, atendeu uma paciente surda”, relata.

Já o psicólogo Sandro Souza, 47, aluno do nível intermediário, afirma que pratica o que aprendeu no Curso de Libras com pessoas que se comunicam por meio da Libras em sua rotina. “É uma forma de termos inclusão e uma boa comunicação com essas pessoas. Quero ter outras oportunidades, inclusive de fazer o módulo avançado. Até aqui, eu já aprendi bastante”, diz Souza.

A Libras não é uma linguagem, ela é uma língua completa, com estrutura gramatical própria. Considerada língua oficial do Brasil desde 2002 e, de acordo com a lei que a oficializou, Libras possui o mesmo status que o português