Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Projeto do Governo de São Paulo leva esporte e lazer como alternativa aos pancadões nas periferias
No início da tarde desta segunda-feira, 04 de setembro, o Museu do Futebol, na capital paulista, foi palco do lançamento do Projeto socioeducativo “Balada Campeã”. A ação, da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, tem apoio da Secretaria de Estado da Educação.


O governador Geraldo Alckmin no lançamento do Projeto Balada Campeã 

Estiveram presentes no lançamento o Governo do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella; os Secretários de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino e de Educação, José Renato Nalini.
 
Além das autoridades, participaram também os três embaixadores do evento, o multicampeão de futsal, Falcão; o astro do rap, Dexter; e o pioneiro do freestyle no Brasil, Diego Freestyle. A presença da Secretária de Estado Dra. Linamara Battistella é um convite para que a “Balada Campeã” seja participada por pessoas com e sem deficiência, juntas, em um evento inclusivo, nas quatro comunidades.
 
O Governador ressaltou que “é um ótimo projeto social e esportivo para os jovens. A escola deve ser o centro do bairro e ficar aberta para a comunidade com atividades diversificadas. Estamos oferecendo uma equipe de apoio em cada local, além das atividades esportivas e artísticas”.


Atletas após o lançamento do Projeto Balada Campeã ao lado do governador e secretários de São Paulo
 
O objetivo do projeto é oferecer opções de esporte, lazer e entretenimento para quatro grandes comunidades da capital paulista: Heliópolis, Brasilândia, Paraisópolis e Rio Pequeno. Somadas, as comunidades contam com cerca de 500 mil habitantes.
 
O Secretário Paulo Maiurino considera o programa uma alternativa saudável e de grande valor para os jovens. “O Balada Campeã oferece diversas opções que certamente vão despertar o interesse e contar com grande participação dos jovens da periferia de São Paulo. Estamos oferecendo uma opção segura, com bons exemplos e atendendo às demandas trazidas pelas próprias comunidades, com grande apoio de nossos parceiros em todas as ações oferecidas à população”, concluiu.
 
O líder da comunidade Rio Pequeno, conselheiro tutelar suplente e professor, Hugo Yuri, destacou o pioneirismo da ação, por ser uma alternativa concreta aos “pancadões”. “Sabemos o quanto esses eventos atraem os jovens e são meios de aliciamento de traficantes. O governo de São Paulo está oferecendo uma alternativa concreta e atraente para esses jovens. Isso para mim é um sonho!”, frisou.
 
O “Balada Campeã” ocorrerá em oito finais de semana, a partir de 15 de setembro, das 22h às 3h da manhã, em escolas estaduais localizadas nas quatro comunidades. O projeto envolve um torneio de futsal (modalidade escolhida pelas próprias comunidades) com 64 equipes participantes, oficinas e competições de grafite e arte de rua, apresentações e batalhas de “rap do bem”, além de apresentações e competições de futebol freestyle.
 
Além das ações esportivas e de lazer, serão realizados atendimentos com equipes multidisciplinares compostas por médicos, psicólogos e nutricionistas que darão orientações, consultas e encaminhamentos nas quatro comunidades. A parceria com a iniciativa privada vai garantir, sem custo ao Estado nem aos participantes, a reforma e pintura nas quadras das escolas, material esportivo (bolas, rede e uniformes), além da tinta utilizada para o grafite. “As escolas terão como legado as quadras reformadas e o incentivo à continuidade da ação”, destacou o govenador.
 
O evento de lançamento contou com a presença de grandes nomes do esporte, como “Magic” Paula, Marcelo Negrão, Rodrigão, Juninho Paulista, Cafu, Marcelinho Carioca e Antonio Minotauro, além de autoridades e representantes das quatro comunidades.
 
O projeto conta com o apoio do Banco do Brasil, America Net, Rede Globo, Red Bull, Adidas, Coral e Colorgin, e se encerra com a definição dos campeões, na etapa final, que ocorrerá no Ginásio do Ibirapuera, dia 11 de novembro.

As escolas participantes são:
- Brasilândia: EE Renato de Arruda Penteado
- Rio Pequeno: EE Sólon Borges
- Paraisópolis: EE Maria Zilda Gamba Natel
- Heliópolis: EE Prof. Carlos Estevam Aldo Martins

Mais informações: www.selj.sp.gov.br/baladacampea

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo