Voltar para lista de notícias

São Paulo recebe desfile de moda inclusiva

No dia 02 de dezembro, o Museu Casa das Rosas em São Paulo recebeu o desfile conjunto de À La Garçonne + Barbie + Riachuelo. Diário e corriqueiro o ato […]

janeiro - 2020

No dia 02 de dezembro, o Museu Casa das Rosas em São Paulo recebeu o desfile conjunto de À La Garçonne + Barbie + Riachuelo. Diário e corriqueiro o ato de vestir-se pode passar despercebido por muitas pessoas, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência quer trazer essa discussão à tona de forma lúdica e empática.

Além do desfile, Sabrina Sato, Alexandre Herchcovitch e Fernando Fernandes, entre outras personalidades, participaram de bate papos sobre inclusão na moda, pessoa com deficiência e autonomia.

Como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado mundialmente dia 03 de dezembro, o desfile foca na diversidade como meio de expor realidades e corpos variados, mostrando a força que cada pessoa tem.

Do ponto de vista inclusivo, vestir-se pode passar a ser um ato revolucionário quando pensado como forma de dar voz a público que antes não a tinha. Para o público com deficiência, a vestimenta passa a ser sinônimo de independência e autonomia, auxiliando na construção de sua identidade.

A ação também teve como apoiador o programa Moda Inclusiva que durante todo o ano apresentou mostras, debateu o tema nas redes sociais e formou mais de 100 pessoas em cursos com foco em criação e negócios de moda, visando priorizar aspectos como a ergonomia, a mobilidade e a funcionalidade das peças frente a um público que atualmente chega a 9 milhões apenas no Estado de São Paulo.