Secretaria celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 03 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência encerrou uma série de ações de inclusão que promoveu desde […]

janeiro - 2020

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 03 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência encerrou uma série de ações de inclusão que promoveu desde sexta-feira, 29 de novembro, em comemoração à data instituída em 1992.

O início das atividades aconteceu na sexta-feira, 29 de novembro, com a abertura da Virada Inclusiva, evento cultural que teve mais de 50 cidades do Estado paulista envolvidas e se encerra nesta terça-feira, 03, com um show da Banda de Seguranças do Metrô, a partir das 17h na sede da Secretaria.

Além disso, a Secretaria também lançou durante a manhã de 03 de dezembro a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma ferramenta inédita no país, que disponibiliza em uma única plataforma, dados estaduais referentes às pessoas com deficiência, que podem servir como auxílio na tomada de decisão para implantação de políticas públicas assertivas.

Ainda na terça-feira, turmas dos módulos básico e intermediário do Curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras realizada na Capital do Estado recebeu o Certificado de Conclusão de Curso, fechando um ciclo de aprendizado promovido pela Secretaria.
Todas as ações estão sendo realizadas com o mesmo intuito da criação da data, dar visibilidade ao tema e tentar fazer com que a população se conscientize sobre a importância da inclusão e da igualdade.

SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU em 1992 e tem como objetivo fomentar a discussão sobre os direitos da pessoa com deficiência, além de conscientizar a todos sobre a importância da inclusão e da igualdade.

SOBRE A VIRADA INCLUSIVA
O evento chegou à sua 10ª edição e reuniu em cinco dias mais de 300 atividades de cultura, lazer, conhecimento e esporte, em parceria com instituições e poder público dos municípios, afim de dar visibilidade ao tema. As atrações, todas inclusivas e acessíveis, reuniram centenas de pessoas que participaram ativamente, abrindo a discussão sobre a necessidade de reconhecimento e protagonismo desse público.

SOBRE A BASE DE DADOS DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
A plataforma reúne em um sistema de BI – Business Intelligence, além dos dados censitários, informações sobre as principais políticas nas áreas de: educação, saúde, emprego e renda, desenvolvimento social, entre outras.
A ferramenta visa subsidiar a tomada de decisão dos gestores na definição das políticas públicas regionais ou municipais voltadas à inclusão plena das pessoas com deficiência.  http://basededados.sedpcd.sp.gov.br/

SOBRE CURSO DE LIBRAS
O objetivo do curso é ampliar as possibilidades de interação pessoal entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Libras, também é uma forma de alcançar a população e levar políticas públicas de inclusão ao território paulista.
Apenas neste ano já foram formadas turmas na Capital, Santos e Piracicaba.