Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Setembro colorido: azul e verde são as cores da inclusão das pessoas com deficiência
No mês de setembro comemora-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, no dia 21, início da Primavera, início de um novo tempo. Por esta razão, a Casa das Rosas, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza série de eventos que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de ações que promovam o acesso à cultura para a comunidade surda: é a valorização da cultura surda na campanha “Setembro Azul”.
 
As ações começam em 1º de setembro com uma campanha no Facebook, que ao longo do mês trará informações, curiosidades, dicas cinematográficas e anunciará o concurso para que a comunidade surda escolha os sinais da Casa das Rosas. Os interessados podem enviar o seu sinal para: https://www.facebook.com/casadasrosas/. A escolha é no dia 16 de setembro, às 19h, durante o sarau “Slam do Corpo”, uma "batalha" de poesia que mistura língua de sinais, voz, português, texto escrito e expressão corporal.
 
Durante todo o mês, diversas ações acontecerão na Casa das Rosas, como a palestra sobre a história da Libras, que acontece em 03 de setembro, a partir das 15h, e a contação de histórias em Libras-Português sobre o museu e a avenida Paulista, no dia 17 de setembro, às 14h e 15h.
 
Setembro é um mês repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas dos surdos, como o Dia Nacional do Surdo, 26. Dia 30 de setembro é o Dia Mundial do Surdo. De acordo com dados do Censo IBGE 2010, no Brasil há cerca de 9,7 milhões de surdos.
 
Também a Federação Estadual das Apaes de São Paulo (Feapaes-SP) comemora o “Setembro Verde”. Neste ano, o lançamento foi na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 31 de agosto, com participação do Secretário de Estado Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Luiz Carlos Lopes.  O objetivo do evento é desenvolver atividades junto às Apaes do Estado de São Paulo para a conscientização da população sobre a inclusão social das pessoas com deficiência.
 
O calendário de atividades do “Setembro Verde” inclui desfile cívico, em 7 de setembro; 13 de setembro será o Dia de Incluir em escolas e universidades; 20 de setembro é o dia de Jogos Cooperativos com alunos da rede regular de ensino; e no dia 27 de setembro é a vez do “Visite uma empresa amiga”, quando os usuários das Apaes do Estado de São Paulo devem visitar empresas locais para que conheçam o trabalho e interajam com os funcionários.
 


Luiz Carlos Lopes, de colete vinho, em mesa de abertura do Setembro Verde, na Assembleia Legislativa

Veja detalhes da programação do “Setembro Azul’ e “Setembro Verde”:
 
CASA DAS ROSAS – SETEMBRO AZUL
 
PALESTRA | LIBRAS: HISTÓRIA, GRAMÁTICA E CULTURA
Com Rafael Veloso | 03/09 às 15h
A palestra a respeito da Libras - Língua Brasileira de Sinais discorrerá sobre sua história, aspectos linguísticos e socioculturais dentro da cultura e identidades surdas.
 
SLAM DO CORPO
Com o Coletivo Corposinalizante | 16/09 às 19h
Este sarau tem como objetivo a experimentação poética com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), reunindo a comunidade surda, a comunidade dos saraus e o público em geral. O resultado é um potente e inesperado encontro entre as línguas. O slam é um jogo, um campeonato de poesia. Começou nos Estados Unidos na década de 1980 e hoje existe em cidades do mundo todo. As regras básicas são três: os poemas apresentados precisam ser próprios, ter no máximo três minutos de duração e não possuírem acompanhamento musical ou objetos de cena.
 
PALESTRA | LIBRAS EM ESPETÁCULOS ARTÍSTICOS
Com Carlos Grahamhill | 17/09 às 14h
Palestra a respeito da tradução e interpretação em Libras em espetáculos artísticos e dos desafios da ampliação da acessibilidade surda na cena cultural a partir da ideia do pensamento abissal - fronteiras imaginárias que criam dois campos opostos, no caso, entre a cultura surda e a cultura ouvinte – e em como o acesso à cultura pode promover a abertura de diálogo.
 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS PARA CRIANÇAS
Com Priscila Souza | 17/09 às 15h
Contação de histórias em Libras-Português: a história da Casa das Rosas e da Avenida Paulista será contada em Libras de maneira lúdica por contadora surda com tradução simultânea em Português. Após esse momento, as crianças aprenderão o alfabeto em Libras e sinais a serem escolhidos por elas.
 
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br
 
 
FEAPAES-SP - SETEMBRO VERDE
 
DESFILE CÍVICO DO SETEMBRO VERDE | participação dos alunos das Apaes em cada região | 07/09
DIA DE INCLUIR – VISITE ESCOLAS OU UNIVERSIDADES | 13/09
JOGOS COOPERATIVOS – realização de jogos entre alunos com e sem deficiência | 20/09
VISITE A EMPRESA AMIGA – Usuários das Apaes do Estado de São Paulo devem visitar empresas locais, conhecer o trabalho e interagir com os funcionários | 27/09
 
SAIBA COMO FOI O SETEMBRO VERDE NO ANO PASSADO:
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/mes-da-inclusaosetembro-verde-celebra-o-segmento-das-pessoas-com-deficiencia-

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo