Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Simpósio Latino-Americano de Reabilitação debate mercado, qualidade de vida e tecnologias assistivas
Durante a tarde desta quinta-feira, 18 de maio, aconteceu o Simpósio Latino-Americano de Reabilitação e Tecnologias Assistivas, no Expo Center Norte, em São Paulo, durante a 24ª Feira e Fórum Hospitalar. Iniciativa da Rede de Reabilitação Lucy Montoro e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o Simpósio conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO). Participaram da abertura do evento, a Secretária de Estado, Dra. Linamara Rizzo Battistella e o superintendente da ABIMO, Paulo Henrique Fraccaro.


A Secretária Dra. Linamara Battistella e o superintendente da ABIMO, Paulo Fraccaro, abrem o Simpósio

Segundo a Dra. Linamara, é necessário garantir qualidade e facilidade de distribuição de produtos, além de levar para a produção, um novo conceito, enfocando a importância do mercado para as questões da reabilitação.

Fraccaro ressaltou a importância do acesso às tecnologias por todas as pessoas. “Hoje a missão é fazer com que as tecnologias não sejam para poucos, elas precisam ser disponibilizadas a todos”. O superintendente destacou que sempre que ouvia falar de tecnologia assistiva ou reabilitação entendia que não era um “business”, mas “quase uma parte social da saúde”. “Mas você tem que juntar o social ao business, acho que o objetivo principal é unir as duas partes. Todos ganham, as empresas e os pacientes”, afirmou.

O Simpósio discutiu as iniciativas mais importantes em âmbito internacional para o fortalecimento da reabilitação e das tecnologias assistivas nos sistemas de saúde, focando nas diversas condições de saúde que podem ser beneficiadas pela reabilitação, pesquisa e o desenvolvimento de mercado tecnológico na América Latina.

Após a abertura, a Secretária Dra. Linamara apresentou, em palestra, informações sobre o Programa de Reabilitação lançado em fevereiro de 2017 pela Organização Mundial da Saúde, em Genebra, denominado “Rehabilitation 2030: A Call for Action”, com abordagem sobre novos conceitos e estratégias para a reabilitação nas fases hospitalares e para pacientes em regime ambulatorial e domiciliar.


Secretária Dra. Linamara: informações sobre o “Rehabilitation 2030: A Call for Action”.

O documento, segundo a Secretária, foi realizado em cinco anos e culminou em uma série de recomendações da OMS, realizadas para organizar a logística da reabilitação dentro de uma visão aberta, voltada a países desenvolvidos e em desenvolvimento.

“A reabilitação acaba sendo algumas vezes incompreendida, é uma ferramenta para inclusão social, serve às pessoas com deficiência, mas ela também é necessidade de um número grande de pessoas, de forma preventiva ou de forma paliativa, para garantir qualidade de vida. É um conjunto de medidas destinada às pessoas que necessitam dela, por isso deve estar numa cadeia de serviços de saúde”, frisou a Dra. Linamara.
 
A Secretária destacou que com o avanço da Medicina, mais pessoas ampliam as possibilidades de longevidade e cura, porém amplia-se também a importância da reabilitação e da qualidade de vida. “Não basta estar vivo, é preciso vida com qualidade. Somos agentes de mudança, e é cada vez mais necessário o envolvimento de todos no processo de reabilitação”, afirmou, acrescentando que torna-se onerosa ao Estado a incapacidade que afasta do trabalho e do convívio social”.  

Ela salientou, ainda, que no mundo, atualmente, uma em cada sete pessoas apresenta deficiência, equivalendo a 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo. Destas, uma em cada dez tem acesso às tecnologias assistivas. Esse dado piora quando se trata de países com renda mais baixa. “Em 2050, nós estaremos falando de 2 bilhões de pessoas com deficiência no mundo”, revelou.

Além desse tema, o Simpósio Latino-Americano de Reabilitação e Tecnologias Assistivas discutiu a “Reabilitação da Síndrome Congênita do Zika e de Guillain-Barré”, “Reabilitação do Câncer”, “A Cooperação Global e a Aliança Latino-Americana pelas Tecnologias Assistivas, Pesquisa, Desenvolvimento e Mercado de Tecnologias Assistivas na América Latina: Argentina, Brasil, Chile e Colômbia”.
 
O evento foi direcionado aos profissionais de saúde que atuam na área de reabilitação e a pesquisadores, usuários e representantes do governo e da indústria que tenham interesse no campo das tecnologias assistivas.
 
VISITA À FEIRA HOSPITALAR
O Simpósio Latino Americano aconteceu paralelamente à 24ª edição da Hospitalar Feira + Fórum, no Pavilhão Expocenter Norte, em São Paulo. Na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, a Secretária Dra. Linamara acompanhou a presidente da Hospitalar, Dra. Waleska Santos, em uma visita à Feira.


Secretária Dra. Linamara visita o Espaço Reabilitação com atletas do paradesporto na Hospitalar 2017

Um dos stands visitados foi o Espaço Reabilitação, local que conta com as presenças de Paola Klokler, da seleção feminina de basquete sobre cadeira de rodas; João Henrique, skatista amplamente reconhecido, e Fernando Mendes, que construiu uma grande história no crossfit adaptado. Os três atletas com deficiência promovem oficinas diárias, a partir das 12h, em todos os dias de evento. A iniciativa é da ABIMO e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Durante a Hospitalar, diversas empresas nacionais e internacionais expõem seu portfólio voltado ao segmento de pessoas com deficiência, que soma 45,6 milhões no Brasil, e 9,3 milhões no Estado de São Paulo. O evento acontece até sexta-feira, 19 de maio. 

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo