Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Tecnologia, reabilitação, saúde e comunicação: eventos simultâneos sobre inclusão de pessoas com deficiência
Tecnologia, reabilitação, direitos, saúde e comunicação são alguns dos temas discutidos em novembro, na capital paulista, de 06 a 09, no Hotel Maksoud Plaza, na Alameda Campinas, 150. Realização da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, a série de palestras, fóruns, seminários e encontros simultâneos visa reunir especialistas, profissionais, instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, organizações civis e governamentais e interessados em geral para troca de informações e debate sobre desafios e soluções voltados ao segmento das pessoas com deficiência.


banner com logomarcas dos eventos
 
Confira a grade de PROGRAMAÇÃO dos eventos que acontecem de 06 a 09 de novembro de 2017:
 
06 de novembro: “I Seminário do Governo do Estado de São Paulo sobre as Pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista” 
06 de novembro: “Mesa Redonda - Estudos sobre a Deficiência”
06 de novembro: "I Simpósio Lutos e Lutas em Programas de Reabilitação"
06 de novembro: "II Simpósio - Avaliação e Intervenção em Programas de Reabilitação"

07 de novembro: “9º Encontro de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência”
07 de novembro: "Estado da Arte – 100 Anos da Terapia Ocupacional"

08 de novembro: “Fés – Estimulação Elétrica Funcional e Análise do Movimento na Fisioterapia”
08 de novembro: “Conhecendo mais sobre a Reabilitação - II Encontro de Pacientes com a Equipe de Reabilitação da Rede Lucy Montoro”

09 de novembro: “VI Encontro de Gestores de Comunicação do Estado de São Paulo” 
09 de novembro: “IV Fórum de Gestores Municipais da Área das Pessoas com Deficiência”
 
Leia abaixo o resumo de alguns dos evento, com publicação da cobertura completa na semana seguinte.
 
I SEMINÁRIO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 06 de novembro.


Banner do PEAPDI - Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual
 
Com o objetivo de apresentar e debater temas pouco convencionais sobre pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista, como envelhecimento, direitos, educação e trabalho, a Comissão de Acompanhamento do Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual: São Paulo pela Igualdade de Direitos (PEAPDI) promoverá, em 06 de novembro, o “I Seminário do Governo do Estado de São Paulo sobre as Pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista”. O objetivo é reunir especialistas da área da saúde, educação, trabalho, cultura e envelhecimento para desvendar mitos e derrubar barreiras provocadas principalmente pela desinformação sobre pessoas com restrição cognitiva ou comportamental.  
 
Com o tema “Educação, Saúde, Envelhecimento e Trabalho: Protagonismo e Inclusão Social”, o seminário acontecerá das 9h30 às 17h30. A palestra de abertura será “TEA – Desvendando o Autismo e Derrubando Barreiras da Desinformação”, com a médica psiquiatra, Gabriela Viegas Stump, com especialização em infância e adolescência e responsável pela supervisão dos residentes no ambulatório do Protea (ambulatório de autismo) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

“Educação: O Acesso à Escola como um Direito de Todos” será o painel exposto por Glenda Aref Salamah de Mello Araújo, Mestra em Psicologia, com especialização em Psicologia Clínica, Educação Especial Geral, Deficiência Intelectual e Autismo. No início da tarde, uma apresentação artística antecederá o painel “Cultura: Acessibilidade Abrindo os Caminhos para a Inclusão Cultural”, por Silvana Gimenes e Efrén Colombani, da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, da Secretaria Estadual da Cultura.

Ao longo da tarde, temas de relevância, intermediados por debate: “Envelhecer com respeito, dignidade e qualidade de vida”, será o painel de Maria Regina de Campos Leondarides, Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Envelhecimento Precoce das Pessoas com Deficiência Intelectual e mãe de filha adulta com síndrome de Down; “Trabalho – Espaço de Produção e Autonomia”; e “Informação como Aliada na Conquista da Saúde Plena”, exposto por Lígia Maria Carvalho de Azevedo Soares, Coordenadora Estadual da Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual da Saúde. Será possível também acompanhar exposição de cases e da APAE SÃO PAULO. Inscrições e programação completa:  http://peapdi.sedpcd.sp.gov.br
 
 
MESA REDONDA “ESTUDOS SOBRE A DEFICIÊNCIA” - 06 de novembro

Banner:  Mesa Redonda Estudos sobre a Deficiência

Desde 2013, o Memorial da Inclusão, ação da Secretaria, procura incentivar, fomentar trabalhos, realizar debates e encontros entre especialistas e simpatizantes do tema a fim de agregar esforços para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
 
Neste ano, serão duas Mesas Redondas com temas distintos, “Ação Educativa no Memorial” e “Deficiência e arte - além da experiência estética”, ambas acontecerão dia 06 de novembro, das 9h30 às 17h30. 

A mesa-redonda Ação Educativa no Memorial: O Projeto Cinco anos do Memorial da Inclusão pelos direitos das pessoas com deficiência apresentará, pela manhã, como essa ação educativa trabalhou e desenvolveu a socialização e a conscientização acerca do Movimento Internacional de Inclusão das Pessoas com Deficiência, temática do Memorial da Inclusão para o público infanto-juvenil. Sob comando do palestrante Márcio Bustamante da Costa, Gestor do Projeto, contará também com o Educador Intérprete de Libras e Libras Táteis, Hélio Fonseca, e a Educadora Desirée Casale, como Mediadora.
 
Objetiva discutir o caráter teórico-metodológico, os desdobramentos, as potencialidades e os desafios percorridos durante o processo de materialização do projeto. Propõe contribuir para novas práticas nas áreas do educativo, mediação, visitas participativas e acessibilidade, bem como permear um momento de trocas entre profissionais da área, pesquisadores e estudantes.

A segunda mesa “Deficiência e arte, além da experiência estética” discutirá os caminhos percorridos por quem realiza e quem produz arte acessível. De que forma potencializar e estimular espaços de encontro e de produção artística que possibilitem a troca entre pessoas com e sem deficiência? Como viabilizar as melhores políticas públicas voltadas ao incremento da produção nessa área? Quais os desafios e potencialidades para além das segmentações de modo a constituir um campo de fruição radicalmente universal e fundamentado na diversidade humana.

É necessário fazer inscrição para ambas as Mesas, pelo link:   http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/estudossobredeficiencia/paginas/inscricoes.php
 
 
9º ENCONTRO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - 07 de novembro

Banner do 9º Encontro de Tecnologia e Inovação
 
Com o tema “Da ideia ao produto: caminhos para chegar ao mercado”, o 9º Encontro de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência acontece em 07 de novembro, das 9h às 18h, e reunirá instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, empresas já consolidadas, startups e consultores para debater as principais dificuldades e apresentar atalhos para que projetos de tecnologia assistiva advindas de pesquisas realizadas em instituições de ensino e pesquisa do país obtenham financiamento e se tornem produtos.
 
Serão discutidos temas essenciais para o mundo da pesquisa e da tecnologia assistiva. “O que temos? O que nos falta” – Um olhar sobre a pesquisa e inovação em Tecnologia Assistiva, será o primeiro debate. A ideia é discutir a evolução da pesquisa e do mercado de Tecnologia Assistiva no Estado de São Paulo e no Brasil, com participação de empresas do setor, representantes de instituições de pesquisa e agências de fomento.
 
Outra discussão será “Recursos à espera de bons projetos“. Segredos para um bom projeto e sucesso junto às agências de fomento à pesquisa em Tecnologia Assistiva. O destaque desse tópico fica por conta de representantes de agências de fomento que apresentarão a participação dos projetos de Tecnologia Assistiva em suas linhas de auxílio/financiamento, bem como sobre os principais problemas encontrados nos projetos reprovados e conselhos para uma boa aplicação.
 
O período da tarde será aberto com o painel “Shark Tank”, com apresentação de três a quatro projetos de Tecnologia Assistiva, pré-selecionados, para uma mesa composta por experts na área, empresas de tecnologia, consultores e agências de fomento, que os avaliarão e farão considerações e críticas no sentido de auxiliar os “inventores” a aprimorar seus projetos, enxergando-os como potenciais produtos para o mercado.
 
No final da tarde, serão apresentados alguns casos de pesquisas em instituições que se tornaram produtos no mercado. As inscrições devem ser feitas no site http://encontro.sedpcd.sp.gov.br/paginas/inscricoes.php
 
 
VI ENCONTRO DE GESTORES DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO - 09 de novembro

Banner do Encontro Estadual de Gestores de Comunicação
 
A programação do VI Encontro de Gestores de Comunicação do Estado de São Paulo, em 09 de novembro, das 9h30 às 12h30, com o tema central “Comunicação Inclusiva na Era Digital”. Contará com profissionais e especialistas renomados atuantes na área da inclusão de pessoas com deficiência e também da Comunicação. Serão apresentadas formas de fazer com que a rede conecte cada vez mais as pessoas, derrubando as barreiras digitais e atitudinais, para que as informações cheguem a todos, pessoas com e sem deficiência.
 
A palestra de abertura será “Comunicação com os surdos – Oralização ou Libras?”, com Morgana Siqueira, surda oralizada e professora de Libras. O renomado especialista Romeu Kasumi Sassaki, consultor e escritor sobre inclusão de pessoas com deficiência apresentará o painel “Terminologia Acessível na Era da Inclusão”. O Repórter do blog Vencer Limites, do portal Estadão, Luiz Alexandre Ventura, traz informações sobre “Comunicação Inclusiva na Mídia Digital - Acessibilidade, Inclusão e Cidadania”; e a jornalista e gestora de Comunicação Institucional da Secretaria, Maria Isabel da Silva, com o painel “A Comunicação Digital e a Lei Brasileira de Inclusão”.
 
As inscrições, gratuitas, para o Encontro de Gestores de Comunicação ficam abertas até 27 de outubro: http://egecom.sedpcd.sp.gov.br
 
 
IV FÓRUM GESTORES MUNICIPAIS DA ÁREA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - 09 de novembro


Banner do Fórum Estadual de Gestores Municipais da Área da Pessoa com Deficiência
 
O Fórum acontece dia 09 de novembro, das 9h às 17h, e trata de um momento de aprendizagem e troca de experiências para todos que têm a responsabilidade institucional de atuar na causa da pessoa com deficiência.
 
O evento aborda temas como “O que é Política Pública?”; “Atuação em Rede e Consórcios Intermunicipais”; “Como captar recursos públicos e privados, editais e parcerias”; e, ainda, “O servidor público com deficiência nos municípios – importância da valorização e impacto de sua participação no desenvolvimento de políticas públicas inclusivas”.
 
As inscrições para este fórum devem ser enviadas para o e-mail rlanda@sedpcd.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 5212.3719 / 3736. As inscrições para os demais eventos devem ser realizada nos respectivos sites informados acima. 
 
SERVIÇO

I Seminário do Governo do Estado de São Paulo sobre as Pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista - 06 de novembro 
http://peapdi.sedpcd.sp.gov.br
 
Mesa Redonda “Estudos sobre a Deficiência” - 06 de novembro
http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/estudossobredeficiencia/paginas/inscricoes.php
 
9º Encontro de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência - 07 de novembro
http://encontro.sedpcd.sp.gov.br/paginas/inscricoes.php
 
VI Encontro de Gestores de Comunicação do Estado de São Paulo - 09 de novembro
http://egecom.sedpcd.sp.gov.br
 
IV Fórum Gestores Municipais da Área das Pessoas com Deficiência - 09 de novembro
E-mail: rlanda@sedpcd.sp.gov.br - Telefones: (11) 5212.3719 / 3736
 
Realização: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo 
Data: 06 A 09 DE NOVEMBRO DE 2017
Local: Hotel Maksoud Plaza, Alameda Campinas, 150, bairro Bela Vista, capital paulista

Seminário sobre Pessoas com Deficiência Intelectual e TEA - Local: sede da Secretaria
 de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo - avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10 do Memorial da América Latina, Barra Funda, São Paulo capital, ao lado do metrô Barra Funda.

E VEJA TAMBÉM:
Encontros simultâneos coordenados pela Rede de Reabilitação Lucy Montoro
 
Dia 06/11
I Simpósio Lutos e Lutas em Programas de Reabilitação
II Simpósio - Avaliação e Intervenção em Programas de Reabilitação
 
Dia 07/11
Estado da Arte – 100 Anos da Terapia Ocupacional
 
Dia 08/11
Fés – Estimulação Elétrica Funcional e Análise do Movimento na Fisioterapia
 
Dia 08/11
Conhecendo mais sobre a Reabilitação - II Encontro de Pacientes com a Equipe de Reabilitação da Rede Lucy Montoro

 

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo