Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Vencedores do III Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência são anunciados em São Paulo
Na manhã desta sexta-feira, 16 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo anunciou os vencedores do III Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência. A iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional das pessoas com deficiência e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito à diversidade humana.


Dra. Linamara, ao microfone, anuncia os vencedores de 2016
 
A cerimônia de premiação aconteceu no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, e contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella; a presidentes da iSocial e uma das coordenadoras do Prêmio, Andrea Schwarz; e o diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo – Sebrae-SP, Bruno Caetano; entre outras autoridades.
 
A Secretária Dra. Linamara lembrou a origem do prêmio, há três anos. “Nós estamos na terceira edição do Prêmio e ele era algo impensável quando nós começamos, mas nós acreditávamos que o mercado de empresas brasileiras era sim capaz de estar nas caminhadas, desenvolvendo o novo, de sociedade solidária, sociedade sustentável, sociedade que olha para o desenvolvimento do bem comum”.
 
“Temos a certeza que basta o desejo para que a gente consiga chegar aos objetivos muitos nobres como esse, de fazer a produção e o mercado incluírem com cidadania”, destacou a Secretária.
 
Dra. Linamara ressaltou que, no início do mês, foi realizado pela Secretaria em parceria com a Organização das Nações Unidas – ONU, o “Reconhecimento Global - Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência”, evento que buscou reconhecer empresas com ações voltadas à empregabilidade da pessoa com deficiência. “Nós mostramos para o mundo inteiro que São Paulo é capaz de fazer a mudança e fazer a mudança de forma sinérgica, trabalhando juntos”.

A cerimônia de premiação do “Reconhecimento Global” aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, no dia 02/12, véspera do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e celebrou o 10º aniversário da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. “É a materialização do pioneirismo das ações do Governo do Estado de São Paulo na inclusão das pessoas com deficiência. É o Estado de São Paulo disseminando o respeito às diferenças e a luta por equiparação de oportunidades para o mundo", afirmou a Dra. Linamara. 
 
No âmbito nacional, das 80 empresas públicas e privadas inscritas, 15 foram finalistas e ganharam placa de Menção Honrosa, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Também foram anunciadas cinco cases de empresas que se destacaram na contratação de pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários: Sebrae-SP, Banco Bradesco, Natura, Monsanto e a Ernst & Young.

 
Representantes das empresas acompanham o anúncio dos vencedores de 2016.  

Na categoria micro e pequenas empresas, o destaque ficou com a empresa Leão Troca de Óleo, que recebeu placa de Menção Honrosa. Já para Empreendedores, os destaques foram: Edison José Ferreira – Hosptronica, Mirella Camilo Aderuford – Aderuford e Camilo Comércio e Serviço, e Ricardo Noboru Shimosakai – Turismo Adaptado.
 
Os três grandes vencedores do Prêmio foram, em terceiro lugar Accenture do Brasil, em segundo lugar o Senac-SP e em primeiríssimo no ranking ficou a Caterpillar.   


Representantes das 3 empresas vencedoras de 2016: Accenture do Brasil, Senac-SP e  Caterpillar.   
 
As empresas participantes foram avaliadas pela promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência, igualdade de oportunidades e grau de sustentabilidade dos projetos, além das disponibilidades materiais e psicológicas, que viabilizem ao trabalhador com deficiência condição plena para desempenho de suas funções, visando sua inclusão social, autonomia e independência no ambiente de trabalho. Também foram considerados o potencial de reaplicação e a multiplicação das iniciativas. No caso das grandes empresas, essas também foram analisadas sobre o cumprimento da legislação (Lei de Cotas).
 
Já os empreendedores com deficiência foram avaliados pela relevância e qualidade das informações prestadas, principais desafios superados e relativos à deficiência, tempo de implantação e viabilidade, impacto e alcance da empresa, potencial de replicação e principais resultados alcançados.
 
Nesta edição, o prêmio ampliou a abrangência e, além das grandes empresas, reconheceu publicamente o trabalho desenvolvido pelas pequenas e micros e também pelos empreendedores, que investem na inclusão de trabalhadores com deficiência. A ampliação da abrangência foi motivada por uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2015 que identificou que quatro em cada dez adultos no Brasil são empreendedores, já possuem um negócio ou estão envolvidos na criação de uma empresa, o maior índice dos últimos 14 anos e quase o dobro do registrado em 2002, quando era de 20,9%. Segundo o diretor do Sebrae-SP, Bruno Caetano, 6 em cada 10 trabalhadores estão nas micro e pequenas empresas.

CONFIRA A LISTA DOS DESTAQUES 2016

VENCEDORES 2016
1. CATERPILLAR
2. SENAC-SP
3. ACCENTURE DO BRASIL

15 FINALISTAS DE GRANDES EMPRESAS:
1. 
ACCENTURE
2. ARCOS DOURADOS (MC DONALDS)
3. BANCO CITIBANK
4. CATERPILLAR
5. CS BRASIL TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E SERVIÇOS
6. EATON
7. HEWLETT-PACKARD BRASIL
8. HP BRASIL
9. IBM BRASI
10. JONES LANG LASALLE
11. JSL
12. MAPFRE
13. NOVARTIS
14. SÃO MARTINHO
15. SENAC

5 CASES GRANDES EMPRESAS:
1. SEBRAE-SP
2. BRADESCO
3. NATURA
4. MONSANTO
5. ERNST YOUNG

PEQUENA E MICRO EMPRESA 
1. LEÃO TROCA DE ÓLEO
 
EMPREENDEDORES COM DEFICIÊNCIA 
1. EDISON JOSE FERREIRA – HOSPTRONICA
2. MIRELA CAMILO ADERUPOKO - ADERUPOKO E CAMILO COMERCIO E SERVIÇO
3. RICARDO NOBORU SHIMOSAKAI
 

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo