Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Virada Inclusiva: três dias de cultura, inclusão e conscientização
No primeiro fim de semana de dezembro, mais de 200 municípios do Estado de São Paulo, incluindo a capital, foram tomados pela onda da inclusão. A 7ª edição da Virada Inclusiva, realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, aconteceu de 02 a 04 de dezembro. Foram 36 horas de atividades, 151 parceiros em 248 municípios do Estado de São Paulo, com mais de 1000 atividades culturais, esportivas e de lazer. 

A Virada Inclusiva celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dia 03 de dezembro. Busca incentivar a partiicpação de pessoas com e sem deficiência, juntas, em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, metrô, e todos os espaços possíveis.


Atividade artística na Virada Inclusiva

O evento conta com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, dos mais diversos setores, que realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, criando uma extensa grade de programação acessível.

Desde 2010, a Virada Inclusiva reúne pessoas que acreditam e buscam uma sociedade para todos. São três dias em que a sociedade pode vislumbrar a inclusão, pré-requisito para uma sociedade sustentável. TODA A PROGRAMAÇÃO DA VIRADA INCLUSIVA NO SITE: http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br



Caminhada na avenida Paulista em uma das edições da Virada Inclusiva
 
EXPOSIÇÃO
De 02 a 07 de dezembro, São Paulo recebe a exposição “Grandes Nomes, Grandes Feitos”. A mostra é parte da Virada Inclusiva e fica no Conjunto Nacional, na avenida Paulista. É realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, por meio do Memorial da Inclusão.  
 
A mostra apresenta 12 personalidades brasileiras e estrangeiras que desenvolveram ações em diferentes áreas do conhecimento e que contribuíram para a humanidade. Os nomes em destaque participaram da luta por direitos humanos e pelo acesso a arte e a cultura, deixando sua marca no processo de busca pela melhoria da qualidade de vida em sociedade. Além disso, contam com um aspecto comum: a deficiência.


Atividade artística na Virada Inclusiva
 
Os visitantes são convidados a conhecer as instigantes trajetórias das personalidades por meio dos sentidos. As 12 instalações promovem a interação sensorial com o público de diferentes formas, com referência à habilidade que tornou notório cada nome da lista.
 
Algumas das experiências será conhecer os materiais usados pela artista Anita Malfatti para produzir suas obras, testar as técnicas do fotógrafo cego Evgen Bavcar, tentar ler ou escrever em braile na instalação sobre Dorina Nowill ou, ainda, sentir a vibração da “Ode à Alegria”, da 9ª. Sinfonia, no display relativo a Beethoven.
 
A exposição é acessível, conta com audiodescrição e textos em dupla leitura (braile e Português ampliado) e após o período, ficará exposta no Memorial da Inclusão, de 08 de dezembro de 2016 a 19 de janeiro de 2017.
 
SERVIÇO
Virada Inclusiva
Data:
de 02 a 04 de dezembro
Programação: http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/
 
Exposição “Grandes Nomes, Grandes Feitos”
Data:
de 02 a 07 de dezembro
Local: Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2000, Capital

Data: de 08 de dezembro de 2016 a 19 de janeiro de 2017, de segunda a sexta-feira.
Horário: 10h00 às 17h00
Local: Memorial da Inclusão/Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda (próximo à estação de ônibus/trem/metrô Barra Funda)

Entrada Franca.

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo