Voltar para lista de notícias

Unidades da Rede de Reabilitação Lucy Montoro tem programação especial para o ‘Setembro Verde’

O mês da inclusão da pessoa com deficiência abrange diversas datas comemorativas e importantes para esse público

setembro - 2020

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, em comemoração ao Setembro Verde, realiza atividades e ações em suas unidades espalhadas pela capital, interior e litoral.

Desde sessão de fotos, oficinas e iluminação dos prédios da Rede Lucy Montoro a programação visa a disseminação de informações de conscientização a população em geral sobre a importância da data e da inclusão das pessoas com deficiência.

Contando com vídeos de depoimentos e plantão de dúvidas, o objetivo é fazer com que o Setembro Verde seja memorado englobando atividades práticas e informativas que incluam todas as deficiências.

Desde 2015, setembro é considerado o mês oficial da inclusão da pessoa com deficiência, a iniciativa foi criada pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo. Setembro também abrange diversas datas comemorativas dessa luta, como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Dia Nacional do Atleta Paralímpico e Dia Nacional do Surdo.

 

Confira a programação completa em cada uma das unidades:

SANTOS
Iluminação da Fachada
Iluminação da fachada do Lucy durante todo o mês de setembro com refletor na cor verde.

Oficina Construindo Minha História de Inclusão
Construção da Árvore da vida junto aos pacientes em horário de terapia da TO – os pacientes, com orientação da TO para atividade motora/construção e, da psicologia para contextualização da história e elaboração do conteúdo, “construirão”, cada um, a folhagem/copa da árvore. Cada folha, contará a história breve da deficiência e como, hoje, esse paciente se sente incluído. A árvore, cheia de folhagem e flores (para aqueles que não quiserem ou por outra razão não conseguirem contar suas histórias, mas serão incluídos) será exposta na recepção na semana de 21/09.

Arco de Bolas
Construção de um arco de bexigas na porta principal da Unidade nos dias 24 e 25 de setembro, com todos os colaboradores vestidos de verde nesses dias.

Botóns
Uso de botóns junto aos crachás de identificação profissional por todos os colaboradores.

Depoimentos
Depoimentos de pacientes, gravados em vídeo, relatando a experiência de vida antes e após a deficiência física. Mostrando, também, o impacto da reabilitação na retomada das atividades de vida diária e da autoestima.

Sessão de Fotos
Convite às crianças do ambulatório infantil para uma sessão de fotos com uma fotógrafa profissional, para exposição dos retratos na recepção entre os dias 21 de setembro e 12 de outubro.

PRESIDENTE PRUDENTE
Placas informativas
Confecção de plaquinhas com informativos para os colaboradores do AME.

Cartilhas informativas
Distribuição da cartilha para os pacientes com referências de atendimento à pessoa com deficiência em P. Prudente e os seus principais direitos.

Vídeo informativo
Apresentação de um vídeo no pátio do AME para os pacientes em alusão ao Setembro Verde.

Mural com fotos
Em alusão ao Setembro Verde, fotos serão expostas na recepção da unidade.

Vídeos Informativos
Psicologia: Dicas para controlar a ansiedade e ociosidade estando em casa em tempo de Covid-19;
Terapeuta Ocupacional: Orientações Como fazer a Terapia ocupacional em casa;
Fisioterapeuta: Exercícios domiciliares adaptados;
Serviço Social: Atendimento do Ser. Social na Fisiatria e Setembro Verde.
Enfermagem: Orientações para pessoas com deficiência contra o novo coronavírus (COVID-19).

Serviço de Audiologia AME
Apresentação sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência Auditiva na Sociedade. Assuntos que serão abordados: O que é e qual o objetivo da reabilitação auditiva? Qual a função do aparelho auditivo? Inclusão da pessoa surda na escola; Inclusão da pessoa surda no trabalho; A pessoa surda, pode dirigir?.

SOROCABA
Depoimentos
Abertura da Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência
Vídeo: Experiência no Mercado de Trabalho
Vídeo: A Pessoa com Deficiência na Escola
Vídeo: Práticas Esportivas e Qualidade de Vida
Vídeo: Adaptar para Incluir

Cartazes informativos
Durante todo o mês de Setembro estarão afixados cartazes nos murais e áreas comuns da Unidade para divulgar o tema Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Rodas de Conversa
Nos atendimentos do Serviço Social o tema Inclusão será abordado com rodas de conversa.

Plantão de Dúvidas
Será disponibilizado plantão de dúvidas com o Serviço Social sobre formas de Inclusão após a instalação de uma incapacidade física.

MARÍLIA
Painel
Confecção de painel alusivo ao tema das lutas e vitórias das pessoas com deficiência nos últimos anos, na entrada principal de acesso ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

Laço
Durante este período, todos os colaboradores estarão utilizando laço da cor que lembra a ação do mês.

Dia “D”
Um dia “D” onde todos os colaboradores do Centro de Reabilitação Lucy Montoro comparecerão de vestimenta verde.

Live
No dia 22 de setembro realização de “LIVE” com o tema: Importância da participação política da pessoa com deficiência;
No dia 24 de setembro realização de “LIVE” com o tema: O esporte paraolímpico transformando vidas.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Semana da Acessibilidade e Inclusão Social (21 à 25/09) tema: “ROMPENDO BARREIRAS” #atitudeetudo.
O corredor dos sinais vitais será decorado com arco de bexigas verdes e Tema. A descrição referente aos conceitos de Acessibilidade, Barreiras e Inclusão Social serão apresentados em Banners.
Exposição de fotos e depoimentos de pacientes em momentos de superação para elucidar a importância da Reabilitação – Inclusão Social.
Fotos demonstrativas sobre dificuldades enfrentadas pelos pacientes em interação com a barreiras para demonstrar a importância da acessibilidade e diferentes tipos de barreiras.
Aplicação de pesquisa visando identificar a opinião dos pacientes sobre o tipo de barreira que mais incomoda.
Entrega de brindes e folders informativos para marcar a data comemorativa.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Depoimentos
A Unidade Lucy Montoro São José do Rio Preto – SP irá gravar depoimentos de histórias de superação de alguns pacientes, para falar sobre inclusão, além de depoimentos de profissionais que atendem os pacientes para falar de inclusão e deficiência física.

Balões
Haverá balões verdes para decorar a unidade.

PARIQUERA AÇU
Conscientização
O projeto em alusão ao Setembro Verde visa conscientizar o corpo docente e discente das escolas municipais/estaduais do Vale do Ribeira sobre a deficiência e inclusão social, por meio de teleorientação.
De 18 de setembro a 2 de outubro os professores retransmitirão as orientações recebidas por aplicativos de mensagem instantânea, para todos os alunos e familiares.
Será produzido material didático de orientação que será repassado para os professores.

 

BOTUCATU
Palestra
Dia 21 de setembro será realizada uma palestra na área externa da Unidade, respeitando-se o distanciamento social, aos pacientes e familiares presentes na unidade, com abertura para discussão dos temas relacionados a inclusão da Pessoa com Deficiência.

Banner
Dia 22 de setembro terá uma exposição de banner com o tema do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência na unidade do AME Botucatu – área externa. Junto ao banner, um profissional da Unidade Lucy Botucatu estará disponível para orientações sobre o tema. Essa ação aguarda a aprovação da gerência da unidade AME.

Depoimentos
Do dia 23 a 25 de setembro serão divulgados vídeos com depoimentos de pacientes em reabilitação e já reabilitados.
Do dia 23 a 25 de setembro serão divulgados vídeos com orientações dos profissionais da unidade relacionados à importância da reabilitação, luta pelos direitos da pessoa com deficiência, inclusão social.

MOGI MIRIM
Bingo
No dia 21 de setembro será realizado um bingo virtual com os pacientes da unidade.

Live
Uma “LIVE” será realizada com a participação de um dos pacientes, que contará sua história e experiência.

 

MORUMBI

Oficina Inclusão
Realização de discussão em torno do tema “Inclusão da pessoa com deficiência: barreiras, desafios e superação” com pacientes e cuidadores em regime de internação.
As discussões serão conduzidas em conjunto pelos serviços de Terapia Ocupacional e Psicologia nos horários da atividade Oficina Terapêutica/Grupo Psicoeducativo ao longo da semana (atividade que já consta no quadro de horários dos pacientes)
Ao final da discussão, será proposto que os pacientes colaborem na construção de um mural que através de imagens, frases ou histórias, proponha a reflexão do tema.
Sugestão: mural permanecer exposto na recepção do térreo.

Musicoterapia: a inclusão através da música
Criação de paródias musicais com o tema Inclusão nas atividades de Musicoterapia para os pacientes internados (grupos que os pacientes já realizam).
Ao final dos atendimentos, uma breve apresentação para ser filmada. No dia 26/09 (sábado), exibiremos essas apresentações para todos os pacientes, durante as atividades programadas (atendimentos da Terapia Ocupacional e Fisioterapia).

Confecção de laços verdes para utilização como botton
Atividade realizada nos atendimentos de Terapia Ocupacional com pacientes internados que tenham demanda/indicação de treinos e atividades de função manual/atividade artesanal. Os laços serão distribuídos aos pacientes e cuidadores internados, pacientes e cuidadores que comparecerem nos atendimentos ambulatoriais presenciais até dia 30/09 (conforme formos produzindo, alinharemos com a hospitalidade para que fique disponível nos espaços das recepções, para o público ambulatorial)

Pesquisa “Inclusão da pessoa com deficiência: barreiras, desafios e superação”
Realização de pesquisa junto aos pacientes e cuidadores do ambulatório infantil, que estejam em acompanhamento presencial ou tele atendimento a respeito das barreiras enfrentadas e histórias de inclusão. As histórias serão compiladas pelo serviço de Terapia Ocupacional para construção de um livro a ser disponibilizado posteriormente para leitura de outros pacientes.