Você está em: Home > Ações > Trabalho > Via Rápida para o Emprego
Via Rápida para o Emprego

Com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Via Rápida Emprego é um programa do governo do Estado de São Paulo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais.

O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio. Os interessados devem ter acima de 16 anos, ser alfabetizados e residentes no Estado de São Paulo.

O programa atende pessoas com deficiência, idosos, jovens matriculados no Ensino Médio nas escolas públicas estaduais, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda (Ação Jovem e Renda Cidadã), reeducandos em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.

O programa oferece mais de 150 modalidades de cursos gratuitos, com duração de até 90 dias, nas áreas de construção civil, comércio, serviços e indústria, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sábado, em unidades fixas do Via Rápida Emprego, que estão localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo e em unidades móveis (carretas) que serão estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.

Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base nas informações do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego; dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida Emprego. Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos mais de 638 postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou nas unidades do Poupatempo.