Voltar para lista de notícias

22 de setembro: Dia Nacional do Atleta Paralímpico

Data reforça a importância dos desafios e conquistas de atletas paralímpicos

setembro - 2023

Raíssa Machado, atleta do Time SP (Foto: Divulgação/CPB)

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) reforça, nesta sexta-feira (22), Dia Nacional do Atleta Paralímpico, a importância do esporte paralímpico.

Instituída em 2012 em homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), ocorrida no dia 22 de setembro de 1989, a data tem como principal objetivo propor a reflexão em torno dos desafios e conquistas dos atletas de esportes paralímpicos, além de pautar a população, de modo geral, sobre a importância do combate ao capacitismo, ou seja, ao preconceito com as pessoas com deficiência.

“O capacitismo é o maior gerador das barreiras enfrentadas por atletas paralímpicos porque desestimula o investimento de patrocinadores e a cobertura da mídia. Por isso, é importante destacar a importância das políticas públicas e a cobertura realizada pela imprensa tradicional e a especializada, atuando efetivamente com o fortalecimento do esporte paralímpico no estado de São Paulo”, comenta Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Neste sentido, a Secretaria desenvolve diversos programas e projetos ligados aos paradesportos. Vale destacar:

• O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro é o equipamento esportivo da Secretaria e recebe anualmente milhares de atletas paralímpicos, que utilizam as instalações para treinos e competições. O local oferece quadras esportivas, alojamento, auditório e outros espaços de apoio para 15 modalidades paralímpicas.

• A SEDPcD incentiva anualmente os atletas que compõem o Time São Paulo Paralímpico, que são definidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com a finalidade de incentivar o esporte paralímpico em suas mais diversas modalidades. Em 2023, são 106 atletas de alta performance que contam com R$ 6 milhões de investimento da Secretaria para participarem de competições nacionais e internacionais ao longo do ano.

• Dentre tantas parcerias importantes, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) e os Jogos Paralímpicos do Estado de SP (PARESP) se complementam e são comandados pela SEDPcD e pela Secretaria de Estado de Esportes. O JEESP promove a integração e o intercâmbio entre alunos por meio da prática paradesportiva e favorece a descoberta de novos talentos para compor a Delegação Estadual no PARESP.

• O Programa de Desenvolvimento Paralímpico, também em parceria com Esportes, oferece capacitação gratuita em oito modalidades paralímpicas para professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas. Já foram capacitados mais de 5 mil participantes no Estado de São Paulo.

Confira algumas das conquistas do Time SP em 2023:

Time SP conquista metade das medalhas brasileiras no Mundial de Atletismo Paralímpico em Paris

Time SP conquista 21 medalhas brasileiras no Mundial de Natação Paralímpico

Atleta do Time SP bate recorde mundial de levantamento de peso e conquista título inédito em Dubai ()

Atletas do Time SP se destacam no Mundial de Canoagem Paralímpico e garantem vagas nas Paralímpiadas de Paris em 2024

Atletas do Time SP garantem vagas na final do Mundial de Canoagem Paralímpico, na Alemanha

Brasil conquista segundo pódio no Mundial de Ciclismo Paralímpico, na Escócia

Atletas do Time SP Paralímpico conquistam medalhas de ouro, prata e bronze no Mundial de Natação Paralímpica, em Manchester

Atleta do Time SP quebra recorde mundial de levantamento de peso em campeonato brasileiro de halterofilismo