Alunos do curso de Libras recebem certificados de conclusão na sede da Secretaria
Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, evento reuniu a Comunidade Surda e alunos ouvintes que aprenderam o idioma em prol da inclusão
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu, nesta segunda-feira (25), uma cerimônia de entrega de certificados para alunos que concluíram o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) básico e intermediário oferecido de forma gratuita pela pasta estadual. Cerca de 30 estiveram presentes na celebração.
Na abertura do evento, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e o coordenador do curso de Libras, Edilson de Andrade, chamaram ao palco os quatro professores do curso – Monique Catalano, Patrick Henrique da Silva, Fábio Alves de Miranda e Wagner Serafim – para entregarem os certificados aos alunos.
“Em 26 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Surdo, uma data que propõe reflexões acerca da importância da inclusão das pessoas surdas na sociedade. É com muito orgulho que participo dessa cerimônia de entrega de certificados a pessoas ouvintes que se comprometeram em aprender a Libras para conseguirem se comunicar com pessoas surdas e deixar o nosso Estado mais acessível”, destacou o secretário Marcos da Costa.
“Essa entrega de certificados aos nossos alunos ouvintes que aprenderam a Libras significa muito para a Comunidade Surda em termos de inclusão. É muito importante que pessoas ouvintes aprendam a se comunicar em Libras e incentivem que outras pessoas ouvintes também aprendam o idioma”, reforçou Edilson de Andrade.
A ação contou com a apresentação de uma poesia surda pela artista Nayara Rodrigues, que, em sua performance, retratou barreiras e estigmas que precisou vencer quando deu à luz seus dois filhos. “Acham que por ser surda eu não posso ser mãe”, citou a artista em sua poesia.
Ao final da cerimônia, 28 alunos do Colégio Nossa Senhora de Lourdes apresentaram a peça “Ana Iluj – A Princesinha de Mato Belo”, que fala sobre a realidade de crianças com deficiência.